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Geógrafo pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC,Ilhéus/Itabuna; Urbanista pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus Salvador; Especialista em Metodologia para o Ensino Superior, pela Fundação Visconde de Cayru; pós-graduando em Ecologia e Intervenções Ambientais pelo Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE.

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domingo, 24 de junho de 2012

Transportes - metrô de Salvador

Linhas 1 e 2 do metrô ganham prazos


As dúvidas que giravam em torno da linha 2 do sistema metroviário, ligando Salvador a Lauro de Freitas, finalmente começam a ser respondidas com o Edital de Consulta Pública apresentado ontem pelo Governo da Bahia, conforme antecipado pela Tribuna.

“Temos a convicção que o lançamento do edital é um marco no sentido de deixar, para a população baiana, o legado de um transporte público moderno e seguro,” pontuou Cícero Monteiro, secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur), pasta responsável pela confecção do documento. 

De acordo com o cronograma, as obras devem começar no início de 2013 e têm duração prevista de 36 meses. Entretanto, a entrega parcial do Sistema – compreendendo o trecho Acesso Norte/Pirajá e parte da Linha 2 - está programada para ocorrer em 18 meses, quando o Sistema Metroviário começará a operar.


A modalidade de Parceria Público-Privada (PPP) foi escolhida para operar o sistema, com investimentos da ordem de R$ 3,5 bilhões, sendo que R$ 1,85 bilhão é de recursos públicos. “A PPP nos dá uma velocidade maior na execução das obras, porque compromete quem constrói com a gestão do equipamento público que está sendo feito, a exemplo da Arena Fonte Nova”, destacou o governador Jaques Wagner, presente à apresentação do documento. 
 
Durante 60 dias, o edital, elaborado em parceria com técnicos das secretarias da Fazenda e de Infraestrutura, da Procuradoria Geral do Estado e da Casa Civil e consultoria da Fundação COPPETEC, vinculada à Universidade Federal do Rio de Janeiro, ficará disponível no site da Sedur para colaborações.

As propostas recebidas serão analisadas e está prevista para novembro a realização do pregão em “viva voz” na Bovespa, definindo o vencedor. “Nesses 60 dias também vamos realizar, pelo menos duas audiências públicas, uma em cada município, para apresentar, discutir o Projeto de Referência e receber sugestões”, explicou o chefe de Gabinete da Sedur, Eduardo Copello.
 
O projeto de referência que subsidia o edital foi desenvolvido a partir das contribuições recebidas por meio do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), lançado no ano passado. A partir dele, foi definido que o projeto a ser implementado seria um Metrô de superfície, saindo da Avenida Bonocô até Lauro de Freitas, passando pelo canteiro central da Avenida Paralela. Este trecho terá 13 estações: Bonocô, Detran, Rodoviária, Pernambués, Imbuí, CAB, Pituaçu, Flamboyant, Tamburugy, Bairro da Paz, Mussurunga, Aeroporto e Lauro de Freitas, com extensão de 24,2 km. 
 
A PPP também incluirá a complementação do trecho de 5,6 km compreendido entre o Acesso Norte e Pirajá, com mais três estações – Retiro, Juá e Pirajá. Ao total, incluindo o trecho Lapa-Acesso Norte de 6,6 km e quatro estações, implantado pela Prefeitura de Salvador, o sistema metroviário a ser concedido passará a contar com 36,4 km e 20 estações, atendendo diretamente à população de Salvador, Lauro de Freitas e dos demais municípios da Região Metropolitana. Além da implantação, a PPP também será responsável pela operação de todo o Sistema Metroviário. O projeto também inclui terminais de integração metrô/ônibus, facilitando a alimentação com passageiros. 

 Fonte: Tribuna da Bahia

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