Quem sou eu

Minha foto
Geógrafo pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC,Ilhéus/Itabuna; Urbanista pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus Salvador; Especialista em Metodologia para o Ensino Superior, pela Fundação Visconde de Cayru; pós-graduando em Ecologia e Intervenções Ambientais pelo Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE.

Páginas

domingo, 27 de julho de 2014

Transporte público

Ônibus antigos devem ser renovados 




até 31 de outubro em Salvador





Secretaria publicou portaria que prevê renovação da frota na capital baiana.
Sindicato dos empresários diz que determinação vai ser cumprida no prazo.


Ônibus com oito a 10 anos de fabricação devem ser retirados da frota do transporte público deSalvador, conforme prevê a portaria de número 98, publicada no Diário Oficial do Município (DOM) nesta quarta-feira (12). A decisão da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte e determina que as empresas que prestam o serviço substituam os veículos antigos por modelos novos, zero quilômetro.
Até 10 de agosto, devem ser trocados os ônibus com mais de 10 anos; os demais, de oito a 10, precisam ser substituídos até o prazo máximo, 31 de outubro, de acordo com a portaria. Para a a prefeitura, o uso dos ônibus "antigos" ocasiona "perda do nível de qualidade e de segurança do serviço".
Os novos veículos devem ser adaptados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, precisa ter porta de acesso pelas duas laterais e sistema de ventilação. Caso as empresas não cumpram a decisão, elas podem sofrer sanções como a cassação da permissão de operação. A Transalvador vai fazer a fiscalização. 
Ângela Levita, diretora técnica do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (Seteps), explica que um decreto municipal de 1992 já prevê a substituição de ônibus que completa 10 anos. Segundo ela, cerca de 100 ônibus com prazo expirado ainda circulam na cidade atualmente. "O que a prefeitura fez foi antecipar. As empresas estão preparadas e vão trocar até o dia 31 de outubro. Todo ano as empresas fazem revisão, mas ainda existem cerca de 100 veículos em operação, todos já programados para serem retirados", explicou.
A diretora do Seteps informou que, no entanto, a determinação de retirar os veículos com mais de oito anos não estava prevista no regulamento municipal, mas que isto será cumprido pelos empresários. "Estamos agora fazendo o levantamento para que as empresas façam o pedido às fornecedoras. Os ônibus urbanos não se compra inteiro. O importante é que as empresas façam logo a ação de compra para não perder o prazo", relatou.
Fonte: G1.com/Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário