Quem sou eu

Minha foto
Geógrafo pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC,Ilhéus/Itabuna; Urbanista pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus Salvador; Especialista em Metodologia para o Ensino Superior, pela Fundação Visconde de Cayru; pós-graduando em Ecologia e Intervenções Ambientais pelo Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE.

Páginas

terça-feira, 9 de abril de 2019

A primeira Rua do Brasil voltará a ser como há 470 anos atrás

Após revitalização, Rua Chile voltará a ser de paralelepípedo

A requalificação integra parte do projeto 'Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador'
As obras para a revitalização de uma das mais tradicionais de Salvador, a Rua Chile, já foram iniciadas. Pelo menos 330 metros da via deverão voltar a ser de paralelpípedo e os trilhos dos antigos bondes que percorriam a Rua Chile deverão ficar à mostra. A novidade integra parte do projeto 'Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador', desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder).
Considerada Patrimônio da Humanidade e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a reforma na via deverá ser acompanhada por uma equipe de arqueólogos. Estes auxiliarão nas escavações e no treinamento dos operários para que identifiquem fragmentos arqueológicos do período de fundação da via, ocorrida em 1549.
O projeto inclui reformas de infraestrutura urbana com melhorias na acessibilidade, nova pavimentação em paralelepípedo e rebaixamento da fiação aérea. Todas as mudanças deverão devolver as características originais da Rua Chile, como explica o superintendente de planejamento da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas/Conder), Milton Melo.
“Por ser uma rua emblemática para Salvador, o interesse é justamente trazer para esta rua todo o aspecto de vida que ela tinha antes. Para isso, nossa obra contará com alargamento das calçadas com acessibilidade, retorno do piso em paralelepípedo e também iremos manter os trilhos do bonde no local original. Iremos promover ainda a limpeza visual, já que os emaranhados de fios deixarão de existir neste trecho”, afirma Melo. 
Ainda de acordo com Milton Melo, a iluminação pública será substituída por luminárias de lâmpadas de LED. A realização do serviço está dividida em lotes para diminuir o impacto das obras na rotina de quem passa pelo local. “A ideia é que a obra flua de forma organizada, sem alterar o movimento, o comércio e os hotéis que já existem aqui”.
O segundo lote do projeto 'Pelas Ruas' compreende, além de 18 ruas do Centro Histórico, os bairros do Dois de Julho, Nazaré e Politeama. Ao todo, o projeto conta com investimento de R$ 124 milhões e deve requalificar mais de 280 ruas do Centro Antigo de Salvador.
 Fonte: Correio 24h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário