Quem sou eu

Minha foto
Geógrafo pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC,Ilhéus/Itabuna; Urbanista pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus Salvador; Especialista em Metodologia para o Ensino Superior, pela Fundação Visconde de Cayru; pós-graduando em Ecologia e Intervenções Ambientais pelo Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE.

Páginas

terça-feira, 6 de março de 2012

Saúde - como cuidar bem do idoso

Orientações Alimentares para Cuidadores de Idosos Acamados

image
Com o envelhecimento as necessidades nutricionais vão mudando devido a um conjunto de factores essenciais, tais como: estilo de vida menos activo, aumento de algumas carências nutricionais, redução do metabolismo, alteração do paladar ou do apetite, entre outros.
O estabelecimento de um plano alimentar saudável e o encorajamento para o consumo de refeições leves e de maior frequência ao longo do dia são cruciais para a melhoria da qualidade de vida destes doentes.

Conselhos úteis para uma alimentação saudável:
- Ter uma alimentação equilibrada, completa e variada, sendo consumidas as porções de alimentos certas de cada grupo da roda dos alimentos, segundo as necessidades energéticas individuais de cada pessoa.
- A água deverá ser a bebida de eleição, sendo consumida ao longo do dia, de preferência no intervalo das refeições, numa quantidade igual a 1,5 litros. No caso de o doente não gostar de beber água, opte pelo uso de chás, infusões ou de água morna. Deste modo, e de uma forma indirecta, estará a ingerir a recomendação de líquidos adequada.
- É importante adequar a alimentação da família à do doente de modo a que este se sinta integrado no seio familiar. Assim, a família terá uma parte activa no tratamento do doente acamado.
- Se o doente apresentar dificuldades em comer procure confeccionar alimentos e refeições com consistência mole. Contudo, não se esqueça que esta refeição deve ser apelativa, tanto visualmente como em termos de sabor. Para isso deverá utilizar o uso de especiarias e ervas aromáticas, de modo a que o apetite aumente, e opte por alimentos coloridos.

Conselhos úteis em caso de dificuldade no processo de deglutição:
- Nestes casos é importante que os alimentos apresentem uma consistência mole a líquida, assim deverá:
    a) passar a sopa de vegetais, estando estes últimos muito bem cozidos;
    b) utilizar a varinha mágica para passar os vegetais;
    c) o uso de carne picada e peixe têm uma consistência mole o que facilita a deglutição.

Conselhos úteis em caso de uma alimentação por sonda gástrica:
- Aproveite a água da cozedura dos alimentos, uma vez que se torna rica em termos nutricionais. Outra opção consiste em acrescentar leite, em casos em que não há intolerância.
- Os alimentos devem ser cozidos e batidos num liquidificador, de modo a evitar que a sonda fique entupida.
- De forma a evitar problemas gástricos, as refeições devem ser dadas à temperatura ambiente, podendo incluir sopa (com carne ou peixe, legumes e azeite), batidos de leite, cereais ou fruta e iogurtes.


Para mais informações sobre cuidados de saúde em idosos poderá consultar:
•    Cuidar Melhor e Evitar a Violência - Manual do Cuidador da Pessoa Idosa; Tomiko Born; Brasília 2008.

•    www.dgsaude.pt
•    Guia Prático de Saúde, publicação portuguesa APMCG, adaptada do original “Guia Prática de la Salud”, editado pela Sociedade Espanhola de Medicina Familiar e Comunitária

•    http://guiabemcuidardoidoso.epbjc.pedome.net/category/alimentacao/ 


 Ana Vaz – Nutricionista

Fonte: Conhecer Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário