Quem sou eu

Minha foto
Geógrafo pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC,Ilhéus/Itabuna; Urbanista pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus Salvador; Especialista em Metodologia para o Ensino Superior, pela Fundação Visconde de Cayru; pós-graduando em Ecologia e Intervenções Ambientais pelo Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE.

Páginas

terça-feira, 6 de março de 2012

Saúde - conservando bem os alimentos

CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS: UMA FORMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR

image
Para a manutenção das condições de higiene e segurança dos alimentos é importante ter em atenção um armazenamento adequado dos mesmos. Um mau armazenamento dos produtos alimentares pode torná-los impróprios para consumo ou reduzir o seu tempo útil de vida. Para além disto, a sua qualidade sensorial (cheiro, sabor, textura) irão ser afectados, pois muitos microorganismos podem estar a desenvolver-se rapidamente, se o ambiente for favorável, o que, consequentemente, poderá causar problemas de saúde ao consumidor.

Armazenamento à temperatura ambiente
No caso de apresentar em casa uma pequena dispensa ou desejar armazenar os alimentos em armários a temperatura ambiente (10 a 21ºC), é importante que os alimentos sejam agrupados por famílias de alimentos, de modo a ter melhor acesso aos mesmos e evitar a contaminação cruzada. Nunca se esqueça de verificar o prazo de validade dos produtos antes de os colocar na prateleira. Se um produto apresenta um prazo de validade mais curto que outro, este deve ser colocado à frente dos restantes para que seja consumido primeiro e dentro da validade. Se abrir uma embalagem e não gastar a totalidade do produto, o ideal é transferir o conteúdo que sobrou para uma embalagem de plástico com tampa. Todas as embalagens amolgadas ou danificadas deverão ser rejeitadas.

Armazenamento de produtos refrigerados
Os alimentos que necessitam de refrigeração, na sua maioria, devem estar armazenados a uma temperatura entre 1 e 4ºC. Os alimentos em refrigeração devem ser acondicionados em embalagens com tampa ou com película aderente. Estes nunca devem ser introduzidos no frigorífico quentes pois, para além de poder prejudicar as placas de refrigeração e aumentar a temperatura interna do mesmo, podem favorecer o crescimento de bactérias.
No frigorífico os alimentos devem ser colocados segundo a seguinte ordem:
- Na prateleira superior: alimentos cozinhados;
- Nas prateleiras intermédias: carnes e pescado crus;
- Nas prateleiras inferiores: vegetais (se tiver gavetas apropriadas também podem ser aí armazenados);
- Na parte inferior: produtos em fase de descongelação.
No caso dos frutos e hortícolas estes devem ser divididos em frutos não sensíveis a lesões pelo frio (0-3ºC), como a pêra, ameixa, nectarina, dióspiro, uva, e frutos sensíveis ao frio (8-14ºC), como o ananás, banana, melancia e melão. Os vegetais não devem ser armazenados em sacos plásticos, a não ser sacos perfurados próprios para estes.

Armazenamento de produtos congelados
A temperatura de eleição deverá ser de -18ºC, uma vez que a esta temperatura ou outras inferiores não há desenvolvimento de microorganismos. Apesar da validade ser diferente nos diversos alimentos, quanto melhor a qualidade inicial do alimento maior o tempo de conservação em congelação.
Na congelação é importante evitar a formação de gelo no interior da câmara. A sua formação faz com que haja um aumento do gasto de energia, aumentando, igualmente, o desenvolvimento de microorganismos.
Os alimentos devem estar acondicionados em embalagens próprias, de modo a evitar as queimaduras provocadas pelo frio. Após a descongelação o alimento nunca deverá ser novamente congelado, mas sim logo cozinhados e consumidos.
Referências Bibiliográficas:
Baptista P, Linhares M. Higiene e Segurança Alimentar na Restauração. Forvisão – Consultoria em Formação Integrada, S.A. 1ª Edição, 2005
Ana Vaz – Nutricionista

Fonte: Conhecer Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário