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Geógrafo pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC,Ilhéus/Itabuna; Urbanista pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus Salvador; Especialista em Metodologia para o Ensino Superior, pela Fundação Visconde de Cayru; pós-graduando em Ecologia e Intervenções Ambientais pelo Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE.

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domingo, 8 de julho de 2012

Municípios - mais uma fábrica de cerveja para Alagoinhas


Cervejaria decide se instalar na Bahia

O município de Alagoinhas vai abrigar a primeira unidade fabril no Nordeste do Grupo Petrópolis, responsável pelas marcas de cerveja Crystal, Itaipava, dentre outras. A nova fábrica, que recebe um investimento inicial de R$ 500 milhões faz parte da estratégia de crescimento da empresa no Nordeste que luta pelo segundo lugar no mercado nacional cervejeiro. 

Os investimentos totais entre fábrica e centro de distribuição devem alcançar recursos de R$ 1,1 bilhão, a empresa que já possui quatro fábricas pelo Sul e Sudeste do país, aposta na Bahia como portão de entrada do consumidor nordestino. A construção do mega empreendimento será numa área de 600 mil metros quadrados e de acordo com o presidente do grupo, Walter Faria, a escolha levou em conta o potencial da Bahia e o apoio do governo do Estado.  

“Alagoinhas é uma cidade com um excelente lençol freático. A água tem boa qualidade e conta com excelente logística. Aguardamos a liberação da licença ambiental e de construção com o Inema e assim que estivermos com elas iniciamos a construção. Esperamos que em 11 meses seja entregue a unidade fabril que iniciará com a produção de 300 milhões de litros por ano. Esperamos que em cinco anos, com incentivo da distribuição, ela atinja a marca de produção de 600 milhões de litros”, informa.


O presidente do grupo ressaltou que serão gerados 500 empregos diretos. “Quando a unidade de produção e o centro de distribuição estiverem operando em plena capacidade a expectativa é que gere mais de 3 mil empregos e o faturamento anual da cervejaria será da ordem de R$ 3,7 bilhões”, cita. Ele observa que está focando no crescimento do mercado nordestino.

“Estamos chegando para disputar com as empresas que já estão no mercado. Identificamos que o consumo baiano se encontra em expansão e queremos direcionar nossas ações para o Nordeste. O próximo estado a abrigar uma unidade fabril do Grupo Petrópolis será Pernambuco. Estamos em avançadas discussões. 

Nossa meta é alcançar pelo menos metade do mercado”, avisa. O diretor de mercado, Douglas Costa, considera a expansão como um desafio e adianta que foi levado em conta estudos com a classe C e os impactos da ampliação da empresa. 

“A média nacional de consumo de cerveja é de 50 litros por habitante por ano e os estados nordestinos estão em expansão de consumo. A nossa expectativa em relação a Bahia é que até 2013 consigamos atingir entre 20 a 25 distribuidoras. 

Os estados nordestinos não enfrentam sazonalidade como os estados do Sul e Sudeste do país. Estamos formatando uma estratégia de expansão específica para o mercado. Nossos concorrentes têm forte atuação no Nordeste, mas estamos chegando e vamos expandir nossos produtos”, destaca. 
Fonte: Tribuna da Bahia

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