Quem sou eu

Minha foto
Geógrafo pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC,Ilhéus/Itabuna; Urbanista pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus Salvador; Especialista em Metodologia para o Ensino Superior, pela Fundação Visconde de Cayru; pós-graduando em Ecologia e Intervenções Ambientais pelo Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE.

Páginas

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Educação - novas oportunidades de estudo em nova universidade federal na Bahia


UFBA comemora criação da Universidade Federal do Sul da Bahia: "Habemos UFSBA"

"A criação da UFSBA é de grande importância", diz Dora Leal, reitora da Ufba


A Universidade Federal da Bahia (Ufba) comemorou a criação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), terceira federal do estado, que foi aprovada na quarta-feira (08/05) pelo Senado Federal. Agora, o projeto de lei segue para sanção da presidente Dilma Rousseff. "Habemus UFSBA", brinca o título.
"A criação da UFSBA é de grande importância, não somente pela expansão da oferta de vagas públicas para a educação superior na Bahia, mas também pelo seu projeto acadêmico inovador, que apresenta um novo modelo de universidade ao Brasil", diz a professora Dora Leal Rosa, reitora da Ufba.
Em nota, a Ufba diz que a instalação da UFSBA, que terá campi nos municípios de Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Itabuna, onde será instalada a sede da reitoria, "significa um incremento na economia local, devido à injeção direta de recursos federais e consequente crescimento das movimentações comerciais, em reflexo à chegada de professores, que fixarão residência na região, e da contratação de trabalhadores técnicos qualificados".
A direção também exalta o fato de que o local se tornará um centro de "conhecimento científico e intelectual", o que "deverá exercer grande influência no desenvolvimento da educação, ciência e cultura das comunidades".
A expectativa é de que a UFSBA comece a funcionar no segundo semestre de 2014 e oferecerá trinta e seis cursos, oferecendo 10.800 novas vagas até 2020.
Serão 12 Bacharelados Interdisciplinares (BI) em quatro grandes áreas de conhecimento, 15 Licenciaturas Interdisciplinares (LI) em cinco eixos de formação, 30 cursos de graduação profissionalizante plena (CPL), 10 Residências, 19 Mestrados e 9 doutorados. Além disso, Cursos Superiores Tecnológicos (CST) e Cursos de Formação Seqüencial Universitária (CFSU) serão oferecidos em parceria com IBFBA, IFBaiano, SEBRAE e outros órgãos do Sistema S que atuam na região.
Ingresso
O sistema para entrar na nova universidade será através dos Bacharelados Interdisciplinares (BI), diretamente, por meio de seleção via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou através da rede de Colégios Universitários (Cuni), instalados em escolas públicas dos 36 municípios de maior porte do sul baiano, através de convênio com a SEC.

Para acesso à rede Cuni, o Enem será usado na seleção de estudantes que cursaram todo o ensino médio nos municípios. Esta é a principal inovação para o ingresso - a rede Cuni contará com avaliação presencial e atividades meta-presenciais, com equipamentos de teleducação conectados à rede digital de alta velocidade que a universidade terá em toda sua abrangência. 
Fonte: Correio 24H

Nenhum comentário:

Postar um comentário