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Geógrafo pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC,Ilhéus/Itabuna; Urbanista pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus Salvador; Especialista em Metodologia para o Ensino Superior, pela Fundação Visconde de Cayru; pós-graduando em Ecologia e Intervenções Ambientais pelo Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE.

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quarta-feira, 29 de maio de 2013

Trânsito - paliativos para o caótico trânsito de Salvador

Falando no trânsito da capital, ontem, dia 28/05/2013, a cidade estava praticamente parada. Um incidente ocorrido na BR 324, saída da cidade infernizou a cidade. Eu, que havia saído para resolver um assunto no Centro Administrativo da Bahia, comecei pegando engarrafamento a partir das 2:30  já na região do Iguatemi. A esta altura a Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), sentido Iguatemi, já estava congestionada e o mesmo poderia se notar na saída da cidade (início da BR 324). Peguei este engarrafamento até a alça de acesso ao viaduto para a Avenida Bonocô. Pelo menos neste sentido, ao centro da cidade onde eu teria que chegar até o Shopping Piedade, estava livre. Planejei retornar para casa lá para as 19:00, acreditando que poderia estar mais tranquilo. Quem disse, tudo continuava, desde às 2:30, engarrafado. Peguei congestionamento na Avenida Bonocô sentido Rótula e na Ladeira do Cabula (outro local que está ficando um inferno), até chegar ao bairro Resgate onde moro. Devo ter ficado mais de uma hora neste Trânsito. Qualquer dia desses, se nada for feito, além destes paliativos anunciados pelo prefeito, que não resolvem os principais gargalos da cidade, a cidade vai parar. Estou pensando seriamente em mudar para uma cidade da região Metropolitana.
Vejam abaixo os paliativos para tentar tirar um pouco da gordura das veias da cidade, anunciadas pelo prefeito da cidade.

Prefeitura lança pacote de medidas para alterar o trânsito de Salvador; confira

Uma das determinações será ampliar em uma faixa a Paralela, sem aumentar o espaço: tudo para fazer os carros caberem nas ruas


Onde hoje cabem quatro carros lado a lado, caberão cinco. A prefeitura anunciou ontem a decisão de pintar cinco faixas na Avenida Paralela, em trechos de maior engarrafamento.

Essa é uma das 17 alterações divulgadas ontem pelo prefeito ACM Neto, com objetivo de gastar pouco, R$ 2,4 milhões, e obter resultados a curto prazo. Segundo Neto, as mudanças foram resultado de estudos de técnicos da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut) e da Transalvador. 

O prefeito salientou que ainda neste semestre anunciará projetos com impacto a curto e médio prazo, de caráter estruturante, como o lançamento da licitação e concessão do transporte público, um corredor rodoviário na principal artéria da cidade, intervenções em Cajazeiras, inclusive criação de novas vias. 
A Transalvador prometeu divulgar hoje o calendário das mudanças: algumas começarão a vigorar em até uma semana; outras, só depois da Copa das Confederações. 

Na Paralela, as quatro faixas atuais vão se transformar em cinco. A via tem largura total de 15,30 metros. Hoje, as faixas têm 3,50 metros de largura cada. Elas serão reduzidas para 3 metros - o mínimo permitido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O engenheiro Elmo Felzemburg diz que a ideia é boa. “A Paralela tem faixas muito largas, que seriam usadas para uma velocidade muito alta, o que não acontece. Poderia, inclusive, ser feito em outros lugares da cidade, como a Bonocô”.

Paralela ganhará 5ª pista no mesmo espaço; largura ficará no limite permitido

Outra mudança importante acontecerá no Centro da cidade. A Rua Chile terá o fluxo do invertido: seguirá agora da Praça Castro Alves para o Pelourinho, enquanto a Rua da Ajuda servirá para o sentido inverso. Já na Joana Angélica, a pista no sentido Shopping Lapa ao Campo da Pólvora terá espaço para dois carros. 

Na Pituba, a Avenida Paulo VI,  terá sentido único em três faixas, da Orla para o Iguatemi. Haverá apenas uma faixa no sentido contrário, exclusiva para ônibus. A alternativa aos motoristas será a Avenida Magalhães Neto.

Outra mudança na região é o bloqueio do acesso que existe no fim da Avenida Tancredo Neves, ligando a via ao Stiep. Agora, quem quiser chegar ao bairro, terá que entrar e fazer um retorno na Magalhães Neto.

Ainda na Avenida Tancredo Neves, onde o fluxo de ônibus é grande, a Transalvador irá fazer com que os coletivos que vêm do Iguatemi passem direto para a faixa exclusiva da Paralela. Os passageiros terão de fazer integração com os ônibus circulares amarelinhos. “Com isso, a gente consegue reduzir em torno de 100 ônibus por hora na Avenida Tancredo Neves”, explicou o prefeito ACM Neto. 

Além das alterações, foram anunciadas as construções de duas passarelas, uma no Shopping Sumaré (Avenida Tancredo Neves) e outra em frente à Madeireira Brotas, na Paralela.  “Os recursos já estão assegurados, são mais de R$ 3 milhões. Está em fase de contratação de pessoal e insumos”, disse o prefeito ACM Neto.

Nas imediações do Iguatemi, deverão ser instalados semáforos inteligentes, que fecham e abrem de acordo com a demanda de pedestres e veículos. Os testes serão feitos entre  junho e julho. “Dando certo, o nosso desejo é estender para o maior número possível de lugares na cidade”, afirmou o prefeito.

Orla e rótula
Já na Avenida Octávio Mangabeira, a proposta é fazer com que, pela manhã, uma das faixas no sentido Aeroporto seja isolada por cones e utilizada para quem segue sentido Centro. Serão 4,8 km entre Piatã e Boca do Rio. Além disso, para estimular a carona, só poderão usar a faixa os carros que transportem ao menos duas pessoas, sob pena de multa (veja mapa).

Na Rotula do Abacaxi, serão criadas duas vias direcionais, abaixo dos viadutos, para quem vem da Avenida ACM e quer acessar as Avenidas Barros Reis e Heitor Dias (veja mapa). Os motoristas que descem da Ladeira do Cabula rumo à ACM e à Bonocô terão de fazer o retorno na Barros Reis para voltar à Rotula.

O engenheiro Elmo Felzemburg, especialista em trânsito,  considerou as bastante pontuais, e aprovou, com ressalvas. “Eu acho positivo, porque pelo menos mostra que a Transalvador está trabalhando, mas eu continuo achando que a cidade precisa de um projeto mais complexo, que trate a cidade como uma rede”, disse.

Confira algumas mudanças: (clique para ampliar)
 
Faixas Modificadas
Embora as faixas exclusivas para ônibus já tenham sido implantadas na cidade em governos anteriores, muitos carros de passeio ainda usam a faixa todos os dias. Segundo o titular da Semut, José Carlos Aleluia, será feita fiscalização eletrônica nessas faixas. Embora não haja cronograma definido, o primeiro corredor será a ligação entre o Aeroporto e a Pituba. Ainda não há um cronograma definido. 

Carga e descarga só serão permitidas entre 21h e 6h
Uma das situações que mais causam congestionamento em áreas comerciais no horário de pico, a atividade de carga e descarga na cidade terá nova regulamentação. Segundo o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, um novo decreto será publicado em breve no Diário Oficial do Município, regulamentando horários para a atividade e restringindo a circulação de caminhões de grande porte nas principais vias da capital.

Inicialmente, quatro zonas da cidade, as Zonas de Restrição de Carga e Descarga (ZRCD), receberão fiscalização maior: Pituba, Rio Vermelho, Barra e Centro. Nessas áreas, bem como nas principais vias da cidade, as Áreas de Restrição de Circulação (ARC), será proibida a circulação de caminhões de grande porte de segunda a sábado, das 6h às 10h e das 17h às 20h; aos sábado, domingos e feriados, a circulação desses caminhões fica proibida das 9h às 20h. 

A proibição vale também para a orla. Já a carga e a descarga ficam proibidas, nessas zonas, de segunda a sexta, das 6h às 21h; aos sábados antes das 14h. Nos domingos, a atividade é livre, com exceção da orla. O secretário da Semut, José Carlos Aleluia, disse que foi feito um entendimento com os empresários do comércio e os distribuidores. “Nós não estamos fazendo uma medida arbitrária. Nós sentamos várias vezes, foram mais de três meses de conversa, então, essa é uma medida que tem adesão”, afirmou.  O órgão também prometeu fiscalização presente. Os que não cumprirem o decreto sofrerão as penalidades do código de trânsito.


Fonte: Correio 24H

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