ILHÉUS: PORTO SUL AUMENTARÁ COMPETITIVIDADE DA PRODUÇÃO BAIANA
A descentralização, inclusive espacial, do desenvolvimento econômico e social da Bahia será uma das principais consequências da implantação do Porto Sul, na região de Ilhéus, a 211 km de Salvador, afirma a chefe da Casa Civil do governo do estado, Eva Chiavon, uma vez que o empreendimento será um grande atrator de investimentos, criando um novo eixo sustentável, estimulando o turismo, gerando empregos, negócios e ativos ambientais para a região, que experimenta profunda estagnação depois da crise do cacau.
O investimento no Porto Sul ficará em torno de R$ 2,4 bilhões, privado e público, incluindo recursos do PAC, gerando dois mil empregos diretos na fase de implantação. A integração com a Ferrovia Oeste-Leste vai diminuir a distância para o escoamento da produção do agronegócio em cerca de 300 quilômetros. A concepção do Porto Sul, que prevê berços para receber navios de até 20 metros de calado, o capacitará a escoar, e também a receber, um grande volume de cargas, garantindo sua competitividade.
O custo de transporte de soja até o porto Dias Branco, em Cotegipe, onde é feito o embarque da carga do Oeste baiano, por exemplo, é de aproximadamente R$ 130 por tonelada, o mesmo valor pago quando a operação era feita pelo Porto de Malhado, em Ilhéus, em navios menores. Dados da indústria de transporte ferroviário mostram que esse valor cairá cerca de R$ 40 por tonelada.
“A situação geográfica da Bahia, no meio do Brasil, possibilita uma menor distância de transporte na rota para a China, e também pode ser muito bem competitiva com a operação do canal do Panamá, para os navios maiores”, analisa Marcus Cavalcanti, chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Infraestrura do governo. A audiência pública convocada pelo Ibama para licenciamento de implantação do Porto Sul acontecerá no próximo dia 29 de outubro, em Ilhéus.
Fonte: Gente&Mercado
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