Quem sou eu

Minha foto
Geógrafo pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC,Ilhéus/Itabuna; Urbanista pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus Salvador; Especialista em Metodologia para o Ensino Superior, pela Fundação Visconde de Cayru; pós-graduando em Ecologia e Intervenções Ambientais pelo Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE.

Páginas

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Cultura - o centenário de Jorge Amado como tema do carnaval de Salvador/2012

O Carnaval de Jorge Amado

O centenário do escritor baiano Jorge Amado será o homenageado do Carnaval 2012 de Salvador, com tema O país do Carnaval, título do primeiro livro do autor escrito há 80 anos, a festa acontece entre os dias 15 e 21 de fevereiro e foi lançada oficialmente, na última quarta-feira, na Estação São Paulo, em São Paulo e contou com a presença do prefeito de Salvador, João Henrique, do presidente da Saltur  Claudio Tinoco, dos cantores Morais Moreira e Tuca Fernandes, da cantora/atriz Emanuelle Araújo, da promoter Lícia Fabio e do neto do homenageado João Amado Filho.
O evento contou ainda com um pocket show dos cantores Morais Moreira e Faustão, além de uma canja de Emanuelle Araújo que foi a mestre de cerimônia. Na ocasião, Morais apresentou a música Feito Jorge Ser Amado, que faz uma homenagem ao escritor e deve ser lançada em janeiro próximo, junto com o CD do artista.
“O centenário é bem oportuno. O Brasil estava esquecendo Jorge Amado, e nada melhor que lembrar dele cantando e fazendo poesia”, disse Moraes, que também escreveu o Cordel ABC Jorge Amado. Em tom de brincadeira, o cantor revelou que irá para a folia fantasiado de um dos personagens de Dona Flor e seus dois maridos. “Vou de Vadinho, quem quiser que vá de Quincas Berro D’Água”, afirmou.
Segundo João Henrique, assim como Saulo Fernandes fez no ano passado, os cantores Márcio Victor e Tuca Fernandes, também devem subir para o Campo Grande e abaixarem as cordas dos seus blocos. “Devo subir com o Balada, na segunda-feira. Meu coração quer, mas ainda estamos em negociações, por há as questões burocráticas”, explicou Tuca.
Ainda de acordo com o prefeito, a festa foi lançada na capital paulistana porque cerca de 80% das grandes marcas que podem investir na folia estão concentradas lá. “Trata-se de uma festa espontânea, onde o folião é o protagonista”, disse, acrescentando que entre os personagens de Jorge, o seu preferido é Gabriela, porque marcou sua adolescência.
A família Amado fará o Camarote O País do Carnaval, no circuito Dodô (Barra/Ondina), exclusivo para convidados. No espaço, as obras de Jorge ganharão vida, por meio de performances e ambientação. “Essa é, sem dúvidas, a maior homenagem que meu avô já teve”, declarou João Amado Filho, contando que o camarote terá ainda um teatro invisível, com atores encenando alguns dos personagens mais marcantes dos romances, como Gabriela, Dona Flor e Quincas Berro D’Água.

Fonte: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário