O arquiteto Norman Foster divulgou ontem (3) o projeto para o Aeroporto Internacional do Kuwait, que terá sua construção iniciada em 2012. O edifício tem uma forma de trevo, com três asas simétricas nos portões de embarque. Cada uma dessas asas tem uma fachada de 1,2 km de extensão, que se abrem a partir do centro do edifício, de 25 m de altura.
|
Edifício será formado por asas simétricas |
Todo o aeroporto foi planejado a partir da cobertura central, com um vão de 60 m, delineada por aberturas cobertas com vidro que filtram a entrada da luz e impedem a entrada direta da radiação solar no edifício. Para aproveitar a grande quantidade de insolação da região, painéis fotovoltaicos serão instalados por todo o telhado.
A cobertura do aeroporto será sustentada por colunas cônicas de concreto, cujo design vem "do contraste entre a solidez da pedra e a forma e o movimento dos barcos de pesca da região". Ao todo, serão 78 colunas no perímetro do edifício e outras 12 internas.
A fachada principal do aeroporto será formada por várias aberturas, também baseadas nas colunas que sustentam a cobertura. Dessa forma, serão formadas aberturas arredondadas de 45 m de extensão, que serão fechadas com vidro, aumentando ainda mais a iluminação do interior do aeroporto. O projetista almeja a certificação Leed nível ouro, tornando-se o primeiro terminal de passageiros do mundo a obter esse nível.
O edifício será dividido em cinco pavimentos, sendo um no subsolo. Cada pavimento recebe uma função, como embarque, desembarque, lojas e bagagens, com o mínimo de circulação vertical possível, para criar um ambiente confortável para os passageiros.
Inicialmente, o aeroporto terá capacidade para 13 milhões de passageiros por ano. Existe a possibilidade de expansão do primeiro edifício e a construção de outro terminal. Com isso, a expectativa é que o aeroporto possa acomodar até 50 milhões de passageiros anualmente.
Além da obra do aeroporto, uma linha de metrô deve ser construída para transportar os passageiros até o centro do Kuwait.
|
Cobertura terá aberturas em vidro para iluminação interna |
|
Pavimentos terão atividades separadas para garantir conforto aos passageiros |
|
Aberturas nas fachadas seguem formas das colunas |
|
Esteiras rolantes auxiliarão transporte dos passageiros |
|
Asas foram planejadas a partir do vão central |
|
Obra deverá ser iniciada em 2012 |
|
Aeroporto terá capacidade inicial para 13 milhões de passageiros por ano |
|
Colunas seguem a forma dos barcos de pesca da região |
|
Acesso ao aeroporto poderá ser feito por carro ou por metrô |
|
Master Plan permite a construção de um segundo terminal |
|
Cobertura terá paineis fotovoltaicos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário