Quem sou eu

Minha foto
Geógrafo pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC,Ilhéus/Itabuna; Urbanista pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus Salvador; Especialista em Metodologia para o Ensino Superior, pela Fundação Visconde de Cayru; pós-graduando em Ecologia e Intervenções Ambientais pelo Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE.

Páginas

sábado, 22 de outubro de 2011

Transporte aéreo - novo aeroporto do Kuwait

Norman Foster projeta aeroporto com fachadas de 1,2 km

Kuwait International Airport terá edifício formado por três asas simétricas



O arquiteto Norman Foster divulgou ontem (3) o projeto para o Aeroporto Internacional do Kuwait, que terá sua construção iniciada em 2012. O edifício tem uma forma de trevo, com três asas simétricas nos portões de embarque. Cada uma dessas asas tem uma fachada de 1,2 km de extensão, que se abrem a partir do centro do edifício, de 25 m de altura.

Divulgação: Foster + Partners
Edifício será formado por asas simétricas

Todo o aeroporto foi planejado a partir da cobertura central, com um vão de 60 m, delineada por aberturas cobertas com vidro que filtram a entrada da luz e impedem a entrada direta da radiação solar no edifício. Para aproveitar a grande quantidade de insolação da região, painéis fotovoltaicos serão instalados por todo o telhado.
 
A cobertura do aeroporto será sustentada por colunas cônicas de concreto, cujo design vem "do contraste entre a solidez da pedra e a forma e o movimento dos barcos de pesca da região". Ao todo, serão 78 colunas no perímetro do edifício e outras 12 internas.
 
A fachada principal do aeroporto será formada por várias aberturas, também baseadas nas colunas que sustentam a cobertura. Dessa forma, serão formadas aberturas arredondadas de 45 m de extensão, que serão fechadas com vidro, aumentando ainda mais a iluminação do interior do aeroporto. O projetista almeja a certificação Leed nível ouro, tornando-se o primeiro terminal de passageiros do mundo a obter esse nível.
 
O edifício será dividido em cinco pavimentos, sendo um no subsolo. Cada pavimento recebe uma função, como embarque, desembarque, lojas e bagagens, com o mínimo de circulação vertical possível, para criar um ambiente confortável para os passageiros.


Inicialmente, o aeroporto terá capacidade para 13 milhões de passageiros por ano. Existe a possibilidade de expansão do primeiro edifício e a construção de outro terminal. Com isso, a expectativa é que o aeroporto possa acomodar até 50 milhões de passageiros anualmente.
 
Além da obra do aeroporto, uma linha de metrô deve ser construída para transportar os passageiros até o centro do Kuwait.


Divulgação: Foster + Partners
Cobertura terá aberturas em vidro para iluminação interna


Divulgação: Foster + Partners
Pavimentos terão atividades separadas para garantir conforto aos passageiros


Divulgação: Foster + Partners
Aberturas nas fachadas seguem formas das colunas


Divulgação: Foster + Partners
Esteiras rolantes auxiliarão transporte dos passageiros


Divulgação: Foster + Partners
Asas foram planejadas a partir do vão central


Divulgação: Foster + Partners
Obra deverá ser iniciada em 2012


Divulgação: Foster + Partners
Aeroporto terá capacidade inicial para 13 milhões de passageiros por ano


Divulgação: Foster + Partners
Colunas seguem a forma dos barcos de pesca da região


Divulgação: Foster + Partners
Acesso ao aeroporto poderá ser feito por carro ou por metrô


Divulgação: Foster + Partners
Master Plan permite a construção de um segundo terminal

Divulgação: Foster + Partners
Cobertura terá paineis fotovoltaicos
Fonte: PINIweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário