Sobre 480 pneus: construção do complexo Acrílico no Polo Industrial de Camaçari termina hoje
480 pneus transportam um equipamento equivalente a um prédio de 30 andares
Na maior operação logística já vista na Bahia, 480 pneus transportam um equipamento equivalente a um prédio de 30 andares, do tamanho da fuselagem de um Boeing 747. O procedimento teve início mês passado, faz parte da construção do Complexo Acrílico no Polo Industrial de Camaçari e termina hoje.
BASF encerra hoje maior operação logística da Bahia (Foto: Mauro Akin Nassor)
BASF encerra hoje maior operação logística da Bahia (Foto: Mauro Akin Nassor)
Ontem, a ação que começou às 6h e estava prevista para acabar às 14h, interditou os dois lados da Via Parafuso até o pedágio, o que fez a equipe esperar mais de uma hora para dar prosseguimento ao transporte dos equipamentos. A barra de leitura de veículos habilitados para passar direto no pedágio estava impedindo o deslocamento, devido às dimensões da carga, e teve de ser removida.
A missão, de cinco etapas, está sendo realizada nos finais de semana, e começou no dia 27 de julho na Base Naval de Aratu, Salvador, onde a carga com três colunas para processamento de ácido acrílico, importante composto na fabricação de produtos de higiene, como fraldas de bebê e papel higiênico, chegou de navio da China e segue até o Polo de Camaçari.
A mais colossal das colunas tem 456 toneladas, 63 metros de altura e diâmetro de 9,5 metros. Em cima da carreta, a grande peça ganha proporções ainda mais impressionantes, com comprimento de 103 metros e 11,5 metros de altura.
A empresa Bahia Norte, que administra o sistema de pedágio, deixou de arrecadar valores referentes ao trânsito de 20 mil veículos, média diária da via, segundo o gerente de operações da Bahia Norte, Carlos Alejandro. “A via deve ficar interditada até o final do dia”, disse ele. Os valores acordados entre a empresa de química BASF, principal responsável pela implementação do polo, e a Bahia Norte não foram informados.
Quando conseguia se locomover, o comboio atingia cerca de 20 quilômetros por hora e esbarrava nos galhos das árvores. Nos outros dias, a energia teve de ser desligada em alguns pontos do trajeto, o que não passou de quatro horas, de acordo com a assessora de comunicação Gislene Rosseti. Para diminuir os transtornos, a empresa foi erguendo a fiação à medida que o caminho ia sendo percorrido, e informou às comunidades com antecedência.
A missão, de cinco etapas, está sendo realizada nos finais de semana, e começou no dia 27 de julho na Base Naval de Aratu, Salvador, onde a carga com três colunas para processamento de ácido acrílico, importante composto na fabricação de produtos de higiene, como fraldas de bebê e papel higiênico, chegou de navio da China e segue até o Polo de Camaçari.
A mais colossal das colunas tem 456 toneladas, 63 metros de altura e diâmetro de 9,5 metros. Em cima da carreta, a grande peça ganha proporções ainda mais impressionantes, com comprimento de 103 metros e 11,5 metros de altura.
A empresa Bahia Norte, que administra o sistema de pedágio, deixou de arrecadar valores referentes ao trânsito de 20 mil veículos, média diária da via, segundo o gerente de operações da Bahia Norte, Carlos Alejandro. “A via deve ficar interditada até o final do dia”, disse ele. Os valores acordados entre a empresa de química BASF, principal responsável pela implementação do polo, e a Bahia Norte não foram informados.
Quando conseguia se locomover, o comboio atingia cerca de 20 quilômetros por hora e esbarrava nos galhos das árvores. Nos outros dias, a energia teve de ser desligada em alguns pontos do trajeto, o que não passou de quatro horas, de acordo com a assessora de comunicação Gislene Rosseti. Para diminuir os transtornos, a empresa foi erguendo a fiação à medida que o caminho ia sendo percorrido, e informou às comunidades com antecedência.
As pessoas ficaram curiosas, como conta Cristina Bertoni, vice-presidente de logística, “Teve gente que falou ‘É um prédio deitado, um avião deitado, um grande liquidificador’”.
O eletricista da Coelba Jaime Suzarte, que participava da atividade, não ficou indiferente: “Para mim é novidade, nunca tinha visto uma bicha enorme assim”.
Uma das histórias mais inusitadas, segundo Rossetti, foi quando dois homens a cavalo resolveram seguir o carregamento, que saía de Inema, região da praia da Marinha frequentada pelos presidentes FHC, Lula e Dilma. “Tivemos que sair correndo”.
A doçura do baiano sensibilizou a responsável pela logística, Cristina Bertoni. “O povo daqui é muito receptivo. Nos sentimos acolhidos e isso foi muito bonito. Onde houve interdições, a comunidade se envolveu, colocando som e tirando fotos”.
O investimento total da BASF no Polo de Camaçari é da ordem de R$ 1,2 bilhão. A estimativa da empresa é de que o novo empreendimento contribua com US$ 300 milhões para a balança comercial.
Fonte: Correio 24H
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