Quem sou eu

Minha foto
Geógrafo pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC,Ilhéus/Itabuna; Urbanista pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus Salvador; Especialista em Metodologia para o Ensino Superior, pela Fundação Visconde de Cayru; pós-graduando em Ecologia e Intervenções Ambientais pelo Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE.

Páginas

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Turismo: outra praia considerada uma das mais bonitas do mundo

Praia do Espelho

Praia do Espelho é um apelido para a Praia do Curuípe, situada no distrito de Caraíva, no município de Porto Seguro ao Sul da Bahia. O apelido surgiu devido ao efeito causado pelos reflexos do Sol nas piscinas naturais quando avistadas do mar. Na maré baixa, é possível apreciar toda a vida marinha do local. Eleita em 2009 pelo Guia Quatro Rodas como a terceira praia mais bonita do Brasil, Espelho é exemplo de preservação. Distante 110 quilômetros do agito de Porto Seguro, a praia reúne em um só cenário areia branca e fofa, água cristalina e morna, arrecifes de corais, coqueiros e falésias avermelhadas.

[editar]Chegar

[editar]De carro

Quem optar por ir até a Praia do Espelho de carro, não terá do que se arrepender. Mas já fique avisado que o trajeto é longo e o acesso difícil. Saindo de Porto Seguro, é possível seguir pela estrada que margeia a costa e passa por Arraial D'Ajuda e Trancoso. São cerca de 70km até Caraíva. No trevo de Trancoso é onde se encontra a indicação para pegar 26 quilômetros de uma estrada de terra esburacada, mas cheia de recompensas. Para quem preferir seguir pela BR-101, a opção opção é entrar na cidade de Itabela (km 753) e seguir até o distrito de Caraíva. No trajeto feito pela estrada de terra, 10 quilômetros de Mata Atlântica fechada, uma fazenda destinada à criação de búfalos, ocas e índios pataxós da aldeia de Imbiriba, os quais vestidos a caráter exibem artesanato à beira da estrada. Se o visitante tiver sorte, pode se deparar com a inusitada visão de índias abraçadas a bichos-preguiças. Passando pelo município de Itaporanga encontra-se a bifurcação que dá acesso à praia. Apesar de em alguns momentos o viajante ter a nítida impressão que não vai chegar e que está no meio do nada, a boa sinalização por meio de placas indicativas é de fazer inveja a muitos centros urbanos. Não tem como errar o caminho. A última surpresa do caminho fica por conta da chegada. Não se assuste a se ver, de repente, dentro do quintal de alguém. No alto das falésias, os moradores improvisam estacionamentos em seus próprios quintais. Carro estacionado é hora de por o pé na areia. Mas, só depois de descer uma escada esculpida no próprio barranco das falésias.

[editar]A pé

Aventura mesmo é encarar a ida até a Praia do Espelho caminhando. Partindo de Trancoso, são 16 km pela areia na direção Sul. É importante levar água, porque são pelo menos quatro horas de caminhada passando por muitas praias praticamente desertas.

[editar]De ônibus

Existem duas maneiras de chegar até lá de ônibus. As agências de turismo oferecem passeios, com várias paradas, que duram o dia inteiro. Outra maneira é apelar para as empresas que fazem o trajeto Porto Seguro-Arraial D'Ajuda e Arraial D’Ajuda-Caraíva

[editar]Circule

Passear na orla da Praia do Espelho significa entrar em contato com a natureza extremamente preservada. A água cristalina que muda de tom variando do verde, azul ao marrom, dependendo da profundidade e areia branca e fofa sob os pés são um incentivo para caminhadas. Seguindo em direção ao Sul, sentido Caraíva, o misto de tons avermelhados e brancos que colore as falésias surpreende os olhos do viajante. Os coqueirais, constantes, completam a paisagem. Indo em direção a Trancoso, é que se encontram as pousadas, bares e restaurantes da Praia do Espelho. Para relaxar, vale à pena se jogar nas espreguiçadeiras cobertas por charmosas almofadas coloridas. Continuando a caminhada em direção ao Norte, o visitante se depara com o mar que se esconde por trás de uma falésia branca, delineado por pedras e corais, com águas azuis, que formam piscinas naturais, e uma praia completamente deserta perfeita para descansar.

[editar]Veja

A natureza é o que se tem para ver na Praia do Espelho. É uma visita para ser feita com calma e tempo de poder apreciar cada detalhe. O cenário com múltiplas cores do mar e das falésias, a brancura da areia e até o marrom das pedras e corais, emoldurado pelo verde dos coqueirais merecem ser observados e apreciados sem pressa.

[editar]Faça

Além de apreciar a natureza em terra firme, é possível fazer mergulhos pela Costa do Descobrimento - que se estende desde Belmonte até Caraíva. Os principais pontos para a prática são o Parque Marinho Recife de Fora e o Parque Marinho da Coroa Alta. Também vale a pena ir até topo da falésia da praia para registrar do melhor ângulo as paisagens formadas pelo mar, os coqueiros e a areia.
Fonte: http://wikitravel.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário