Quem sou eu

Minha foto
Geógrafo pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC,Ilhéus/Itabuna; Urbanista pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus Salvador; Especialista em Metodologia para o Ensino Superior, pela Fundação Visconde de Cayru; pós-graduando em Ecologia e Intervenções Ambientais pelo Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE.

Páginas

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Turismo: ... e a terceira melhor praia do mundo

 
A praia do Porto da Barra, em Salvador
A praia do Porto da Barra, em Salvador, está no site de turismo do jornal inglês The Guardian, como a terceira melhor praia do mundo, só atrás de uma praia da Espanha e outra da Colômbia. 
O Porto, como a chamam os habitantes de Salvador, é mesmo uma praia especial. Localizada na parte central da cidade, é uma piscina natural, muito apropriada para o banho e para a prática da natação, pois a gente não precisa ir muito longe pra chegar à parte funda. Só que o Porto também é uma praia pequena, o que gera uma concorrência danada entre os jogadores de vôlei, futebol e frescobol, para ver quem mais atazana o banhista que vai em busca de algum sossego e paz em suas margens plácidas.
Há a freqüência democrática e multifacetada. No início da manhã, velhinhos e velhinhas; perto do meio dia, gatinhos e gatinhas; e, lá pelo final da tarde, artistas, gays, desocupados, amantes de um bom papo e de uma boa nadada, uma fauna e tanto! E há a água, um deleite para o corpo de que tem a ventura de navegar nesta enseada sem ondas.
Justo por ser uma enseada, foi no Porto da Barra que, em 1549, aportou nosso primeiro governador e fundador da cidade do Salvador, Tomé de Souza. Antecipando-se aos barcos a motor supracitados, ele aproveitou o fato de poder chegar bem perto da praia sem correr o risco de encalhar, e foi recepcionado por Caramuru e uns cinqüenta colonos, entre portugueses e mamelucos que aqui habitavam, e que talvez se banhassem no mar do Porto.
O tempo passou e, apesar das adversidades geradas pelos maus tratos dos animais humanos, o Porto continua lindo. Caetano Veloso, que há anos curte o local, fez uma canção em parceria com Moacir Albuquerque, Qual é, baiana?, que passa bem o clima de sedução despretensiosa que acontece na praia do Porto da Barra: “Essa menina é só de brincadeira/ só da bandeira(…)/ domingo no porto da barra pesada/ ela sempre agrada ao gosto e ao olhar/ domingo no porto da barra limpa/ todo mundo brinca entre ela e o mar/ domingo no Porto da Barra/ todo mundo agarra mas não pode amar”. Precisa dizer mais?
Fonte: http://terramagazine.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário