Quem sou eu

Minha foto
Geógrafo pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC,Ilhéus/Itabuna; Urbanista pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus Salvador; Especialista em Metodologia para o Ensino Superior, pela Fundação Visconde de Cayru; pós-graduando em Ecologia e Intervenções Ambientais pelo Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE.

Páginas

sábado, 18 de junho de 2011

Educação/tecnologia

Projeto de engenharia de estudantes baianos ganha prêmio internacional

Rafael Guimarães e Vinícius Cal fazem engenharia mecatrônica na Unifacs.
Eles levaram prêmio de US$ 100 mil com projeto para construção civil.

Rafael Guimarães e Vinícius Cal em Fort Lauderdale, nos EUA (Foto: Divulgação) 
Rafael Guimarães e Vinícius Cal desenvolveram o
projeto vencedor (Foto: Divulgação)
 
Dois estudantes do curso de engenharia mecatrônica da Universidade Salvador (Unifacs) ganharam um concurso internacional de planos de negócios e o prêmio de US$ 100 mil com um projeto de uma grua automatizada para a construção civil. O projeto de Rafael Guimarães e Vinícius Cal foi apresentado em Fort Lauderdale, na Flórida (EUA), e levou a Competição Internacional de Planos de Negócios James McGuire.
Mais de 200 projetos de estudantes de várias partes do mundo participaram da competição. Os brasileiros (ambos com 23 anos), desenvolveram uma grua com um contrapeso localizado em uma das pontas que pode ser móvel e automático. A depender da necessidade e do manuseio, ele se desloca para um local mais apropriado da ponta, o que causa maior estabilidade e facilidade durante sua movimentação.
“A grua tem capacidade de carga cinco vezes maior em qualquer parte de sua ponta e oferece segurança maior para os operários”, destaca Rafael Guimarães. A dupla já patenteou o invento no Brasil, Estados Unidos e Europa, e trabalha em um outro projeto para aumentar ainda mais a segurança do equipamento. A engenharia mecatrônica promove a união dos conhecimentos da mecânica, eletrônica e computação.
Protótipo mostra como funciona o contrapeso móvel da grua automatizada (Foto: Divulgação)Protótipo mostra como funciona o contrapeso móvel da grua automatizada (Foto: Divulgação)
 
“Traz mais segurança porque dá mais equilíbrio contrapeso se move automaticamente, dá equilíbrio em peso real”, destaca o estudante. Os dois amigos pretendem usar o dinheiro do prêmio na empresa que formaram para desenvolver produtos para a engenharia civil. “Com a Copa do Mundo e as Olimpíadas, um equipamento como esse pode tornar mais segura e mais rápida as grandes construções”, destaca.


Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário