Quem sou eu

Minha foto
Geógrafo pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC,Ilhéus/Itabuna; Urbanista pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus Salvador; Especialista em Metodologia para o Ensino Superior, pela Fundação Visconde de Cayru; pós-graduando em Ecologia e Intervenções Ambientais pelo Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE.

Páginas

domingo, 26 de junho de 2011

Turismo - nova classificação de hotéis

Nova classificação de hotéis exige internet em 3 estrelas e traz uma série de novas exigências para hotéis e pousadas. O novo Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) foi elaborado de forma participativa, através de parceria entre o Ministério do Turismo, o Inmetro, a Sociedade Brasileira de Metrologia - SBM e a sociedade.
quarto hotel A classificação incentiva a concorrência justa entre os meios de hospedagem e ajuda os turistas em suas escolhas. Os meios de hospedagem foram divididos em Hotel, Resort, Hotel Fazenda, Cama & Café, Hotel Histórico, Pousada e Flat/Apart-Hotel.
O estudo levou em consideração as diferenças entre, por exemplo, um hotel 5 estrelas e uma pousada 5 estrelas, mas todos terão que prover uma quantidade básica de confortos.
Por exemplo, hotéis de 1 estrela precisam ter recepção aberta por 12 horas e acessível por telefone durante 24 horas, serviço para guarda de valores dos hóspedes, troca de roupas de cama uma vez por semana e café da manhã.
O de 2 estrelas precisa acrescentar troca de roupas de cama duas vezes por semana, sala de estar com televisão, pagamento com cartão de crédito ou de débito. Para conseguir 3 estrelas, terá que obedecer outras exigências.
A recepção tem que ficar aberta por 18 horas e acessível por telefone 24 horas, serviço de mensageiro por 16 horas, troca de roupas de cama em dias alternados, troca de roupas de banho todo dia, lavanderia, sala de estar com televisão, TV com canais de assinatura em todos os quartos.
Acesso à internet nas áreas sociais e em 100% dos quartos, facilidades de escritório virtual, minibar e climatização em 100% dos quartos, restaurante, estacionamento. 

4 e 5 estrelas
 
Um 4 estrelas terá que apresentar, alem de todo o anterior, recepção aberta e mensageiro 24 horas, cofre nos quartos, berço para bebês a pedido, facilidades para bebês (cadeiras altas, aquecimento de mamadeiras e comidas, etc), café da manhã e refeições leves por 24 horas no quarto. marcury
Troca de roupas de cama e banho diariamente, secador de cabelo nos quartos, que também devem ter mesa de trabalho com cadeira, iluminação própria, ponto de energia e telefone; sala de ginástica e de reuniões com equipamentos, serviço à la carte no restaurante, bar, manobrista.
Ainda terá que oferecer o mínimo de três serviços acessórios (por exemplo: salão de beleza, babysitter, venda de jornais e revistas, farmácia, loja de conveniência, locação de automóveis, reserva em espetáculos, agência de turismo, transporte especial, etc).
Um 5 estrelas vai ser obrigado a também ter colchões com dimensões superiores às normais (Queem e King size), opção de quarto com banheira, roupão e chinelo, sauna seca ou a vapor, piscina, salão de eventos, serviço de concierge, comidas especiais (dietas, vegetariana), seis serviços acessórios.
O tamanho do quarto e do banheiro também varia conforme as estrelas pretendidas.
Para usar a denominação de resort (divididos apenas em 4 e 5 estrelas), o estabelecimento terá que ter, no mínimo, dois tipos de piscina, dois restaurantes com cardápios diferentes, dois bares, programas recreativos para adultos e crianças, com recreadores em dois turnos do dia.
Para obter a classificação, o empresário deve preencher um formulário eletrônico no site do Cadastur (www.cadastur.turismo.gov.br) e a atual classificação foi revogada, não pode mais ser usada. O custo para os hotéis é só o da auditoria.
Segundo dados do Código Nacional de Atividades Econômicas do Ministério da Fazenda (CNAE), existem hoje no Brasil cerca de 28 mil estabelecimentos hoteleiros. Mais de sete mil estão cadastrados no Ministério do Turismo, através do Cadastur. 

Fonte: A Região - Itabuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário