Quem sou eu

Minha foto
Geógrafo pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC,Ilhéus/Itabuna; Urbanista pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus Salvador; Especialista em Metodologia para o Ensino Superior, pela Fundação Visconde de Cayru; pós-graduando em Ecologia e Intervenções Ambientais pelo Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE.

Páginas

domingo, 26 de junho de 2011

Turismo - Memorial Irmã Dulce

Memorial Irmã Dulce é atração turística

Baianos e turistas despertaram maior interesse em conhecer o espaço a partir da beatificação da freira. Agências de turismo já oferecem passeios para o local


Desde o início do processo de beatificação, o movimento de visitantes no Memorial Irmã Dulce e no santuário onde está o seu túmulo aumentou substancialmente ao ponto de agências de turismos terem incluído a visita em seus roteiros. Nos primeiros cinco meses de 2011, o aumento no número de visitantes, em relação ao mesmo período do ano passado, foi de 93%.
“Começamos a receber pedidos de muitos dos nossos clientes, a inclusão se fez necessária”, explica Júlia Santos, proprietária da agência Desenharte.
Apesar de a agência não ser especializada em passeios religiosos, o apelo que tem irmã Dulce junto a sua clientela fez Julia Santos estudar a possibilidade de estender ainda mais os roteiros inspirados na santa. “Estamos planejando incluir num passeio que vai de Salvador a Aracaju, uma parada no Convento de São Cristóvão, onde irmã Dulce foi ordenada”, conta.
Outra empresa voltada para o turismo que incluiu visitas ao memorial é a Salvador  Bahia Bus. Oferecendo um serviço conhecido como sightseeing, seus ônibus panorâmicos irão parar no memorial a partir de julho. “Nós já parávamos a pedido de alguns clientes quando nos dirigíamos para o Bonfim, o que foi ficando mais frequente com a beatificação”, conta Gabriel Pereira, gerente administrativo da empresa.
A parada será de 15 minutos, mas o turista pode ficar mais se quiser. “Querendo, ele pode esperar o ônibus voltar do fim do roteiro que é a Sorveteria da Ribeira, ou esperar pelo próximo ônibus”, explica Gabriel. A princípio, serão dois ônibus fazendo o percurso, por se tratar de um período de baixa estação. Mas no verão a empresa colocará em circulação cinco ou seis ônibus.

Melhorias na estrutura


Para lidar com o número crescente de visitantes tanto no Memorial Irmã Dulce como na Capela das Relíquias, ambos parte do complexo onde se concentram as Obras Sociais Irmã Dulce, na cidade baixa, algumas medidas foram tomadas.
“Em primeiro lugar, tivemos que aumentar o número de funcionários”, informa Luanna Lula, turismóloga responsável pelo memorial. Entre outras medidas, foi criado um curso que treina guias turísticos para poderem apresentar o local aos seus clientes. “Agora mesmo, estamos treinando o pessoal da Salvador Bahia Bus”, conta.
Apesar do crescente número de visitantes, Luanna e o pessoal do setor de memória e cultura da obra social estão trabalhando intensamente para que este número aumente ainda mais. Um convênio com a Bahiatursa é um dos resultados desse trabalho. “Eles estão nos apoiando no processo de divulgação. Graças ao convênio, iremos participar da Expo-Católica e do Salão de Turismo, ambos em São Paulo, no mês de julho. Além disso, vamos participar do Festival de Gramado”, destaca.

Fonte: Tribuna da Bahia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário