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Geógrafo pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC,Ilhéus/Itabuna; Urbanista pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus Salvador; Especialista em Metodologia para o Ensino Superior, pela Fundação Visconde de Cayru; pós-graduando em Ecologia e Intervenções Ambientais pelo Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE.

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sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Turismo - reabertura para visitação ao Farol da Barra

Cresce a visitação no Museu Náutico e Farol

Depois de quatro séculos fechado para o público o Farol da Barra abriu suas portas para visitação e vem registrando um grande aumento no número de pessoas interessadas em conhecer este que vem a ser um dos mais importantes monumentos da Bahia. Diariamente registra-se a presença de turistas estrangeiros, brasileiros e principalmente estudantes baianos das escolas públicas e particulares. O Farol da Barra é historicamente o mais importante das Américas, por ter sido o primeiro a ser construído. 
 
No dia 17 de maio deste ano a Marinha do Brasil decidiu permitir o acesso público. Além do próprio farol, com sua arquitetura e história, o visitante tem ainda a possibilidade de contemplar o mar e a Barra de um ângulo todo especial, pois são 34 metros de altura desde a base ou 37 metros acima do nível. O Farol faz parte do conjunto arquitetônico e complexo militar do Forte de Santo Antonio da Barra, onde hoje está também o Museu Náutico da Bahia. O administrador do Museu, Reuben Costa, comemora o sucesso da iniciativa observando que os antes o turista que chegava ficava decepcionado por não poder subir até o espelho do farol.
 
O Farol da Barra é o mais antigo do Continente Americano e foi implantado originalmente no ano de 1698 para servir de segurança às embarcações que chegavam ao Porto de Salvador, no período um dos mais movimentados do mundo e o principal do Atlântico Sul. Aqui aportavam comerciantes de tabaco, pau Brasil e iguarias, além de algodão e madeira. A decisão da sua implantação se deu quando do naufrágio do Galeão Santíssimo Sacramento, após choque com um banco de areia na entrada da Baía (afundou próximo à foz do Rio Vermelho), no dia 5 de maio de 1668. O Forte de Santo Antônio da Barra foi reedificado a partir de 1692. 
 
O Farol da Barra foi então instalado. Sua característica obedecia ao padrão português, sendo uma grande torre quadrangular tendo ao topo uma lanterna de bronze envidraçada, alimentada a óleo de baleia. Conforme consta ainda de registros do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, sua primeira denominação foi de Vigia da Barra. 
 
DADOS HISTÓRICOS – Segundo consta em material de pesquisas compilado por historiadores, já o diário de bordo do corsário inglês William Dampier, em 1699, relata: “A entrada da Baía de Todos os Santos é defendida pelo imponente Forte de Santo Antônio, cujos lampiões acesos e suspensos para orientação dos navios, vimos de noite.” Sua primeira modernização aconteceu por Decreto Regencial publicado no dia 6 de julho de 1832. 
O antigo Vigia da Barra foi substituído por um mais novo, inglês.  
 
A obra foi executada até o final do ano de 1837 e no dia 2 de dezembro de 1839 ocorreu a inauguração, data de aniversário do Imperador D. Pedro II.  O novo Farol da Barra passava a possuir luz catóptico e ficava sobre uma torre troncônica de alvenaria. Seu alcance passou a ser de seis quilômetros. A segunda leva de obras para modernização veio em 1890 quando foi substituído o aparelho ótico. 
 
Em 1937 o antigo sistema Barbier (incandescente a querosene) de iluminação foi substituído por luz elétrica, comemorando-se o primeiro centenário do farol a 2 de dezembro de 1939. Nova obra aconteceu em 1954 com a troca do seu rolamento. O Farol da Barra é um dos mais importantes cartões de visita da Bahia. Seu entorno é visitado anualmente por mais de 2 milhões de turistas. A luz do farol pode ser avistada a uma distância de 60 km.

Fonte Tribuna da Bahia

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