Quem sou eu

Minha foto
Geógrafo pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC,Ilhéus/Itabuna; Urbanista pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus Salvador; Especialista em Metodologia para o Ensino Superior, pela Fundação Visconde de Cayru; pós-graduando em Ecologia e Intervenções Ambientais pelo Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE.

Páginas

sábado, 14 de janeiro de 2012

Curiosidades 2012!

Ponte estaiada no México é a mais alta do mundo

Localizada na Serra Madre Ocidental, Ponte Baluarte Bicentenario tem dois trechos sustentados por cabos e está suspensa a 403 m acima do nível do mar


A ponte Baluarte Bicentenario, no México, foi nomeada pelo Guinness Book como a ponte estaiada mais alta do mundo, por estar suspensa a 403 m acima do nível do mar. O recorde mundial foi concedido durante uma cerimônia realizada no dia 5 de janeiro pelo governo do país para marcar a concretagem da união do tabuleiro. A previsão é de que a obra seja entregue pela construtora Tradeco em setembro.
Divulgação: Secretaria de Comunicações e Transport
Localizada na Serra Madre Ocidental, entre os estados de Durango e Sinaloa, a estrutura de 1.124 m de extensão é sustentada por dois trechos estaiados, com 152 cabos de aço, e possui um vão central de 520 metros. A largura de 16 m permitirá a criação de quatro faixas, sendo duas para cada sentido.
"Visitar um lugar como este, que reflete o melhor da engenharia mexicana, bem como vontade política do presidente Felipe Calderón para infraestrutura nacional, é especialmente satisfatório. Em um país rico em recursos naturais e terrenos complexos, como o México, ter canais de comunicação eficientes e de melhor qualidade é essencial para facilitar o desenvolvimento de atividades produtivas", disse Dionisio Pérez-Jácome Friscione, secretário de comunicações e transporte do México. O fluxo estimado para a ponte Baluarte Bicentenario é de dois mil veículos por dia.
A construção faz parte da rodovia Durango-Mazatlán, principal projeto do atual governo mexicano, que irá promover o comércio com os Estados Unidos e elevará a importância estratégica do país na economia global. A estrada de 230 km, dos quais 160 km já foram concluídos, atravessará cinco estados do norte do México e terá 61 túneis e 115 pontes e viadutos.
Divulgação: Secretaria de Comunicações e Transport
Divulgação: Secretaria de Comunicações e Transport


Escritório chinês 10 design projeta museu sustentável


Localizado na cidade de Dalian, edifício vai abrigar exposições sobre planejamento urbano e visa se tornar um ícone de progresso e design ambiental para a região

O escritório chinês 10 design divulgou as imagens do Museu Dalian, localizado na zona governamental da cidade de Dalian, na China. O edifício vai abrigar exposições sobre planejamento urbano e visa se tornar um ícone de progresso e design sustentável para a região.
Divulgação: 10 design
Com 35 mil m², o prédio se destaca principalmente pela fachada de alumínio, que reflete a paisagem circundante. Externamente, um nano-revestimento de dióxido de titânio vai neutralizar a poluição do ar e remover a sujeira. Essa reação de limpeza é mantida, segundo o escritório, por 24 horas: durante o dia é estimulada por raios ultravioletas e à noite são alimentados por células fotovoltaicas. Já internamente a fachada usa uma camada de polímero que aumenta os valores de isolamento em 10% a 20%, além de oferecer resistência às bactérias e fungos.
"Esses nano-revestimentos são nada mais do que tintas simples e irão fornecer uma performance dramática com um custo mínimo. O uso da auto-limpeza por nano-revestimento na fachada irá manter a pele limpa de toda a sujeira durante anos, sem qualquer manutenção", acreditam os arquitetos.
Os arquitetos também apostaram em um sistema de aquecimento e arrefecimento passivos, minimizando as fachadas leste e oeste e impedindo o acesso aos ventos no lado norte.
O Museu Dalian terá oito andares, incluindo um subsolo para estacionamento, e será completamente voltado para um parque adjacente no sentido oeste, que também abriga os prédios do governo, mantendo a sua entrada principal nesta direção. Além das áreas de exposição, o projeto também prevê uma biblioteca, um centro de ciência e um centro de recreação.
Divulgação: 10 design
Divulgação: 10 design
Divulgação: 10 design
Divulgação: 10 design
Divulgação: 10 design


Formas de arranha-céu projetado pelo escritório SOM maximizam pontos de vista e minimizam o ganho de calor


Considerado o edifício mais alto do Kuwait, com 412 m, Al Hamra Firdous Tower usa a arquitetura para melhorar o conforto térmico nos pavimentos


Foi concluída a construção da Al Hamra Firdous Tower, edifício considerado o mais alto do Kuwait, com 412 m. Assinada pelo escritório Skidmore, Owings & Merrill's (SOM), a estrutura, que parece dobrar para dentro de si, foi desenvolvida para ser não apenas um ícone arquitetônico no Golfo Pérsico, como também para maximizar os pontos de vista e minimizar o ganho de calor solar na torre.

Divulgação: SOM

A parede sul, por exemplo, foi projetada como uma camada de concreto para isolar o edifício contra o sol quente do deserto e temperaturas que podem atingir até 55ºC. Nela, as posições das janelas foram especialmente dimensionadas para permitir a vista sobre a cidade e o deserto, mas também para controlar a radiação do sol para dentro do prédio. Enquanto isso, os outros lados da fachada são completamente envidraçados e permitem uma vista para a paisagem circundante. 
No interior, a torre de 74 andares abriga escritórios, uma área de saúde e um centro comercial com teatros e praça de alimentação. O lobby da entrada norte foi construído em estrutura lamelar, com 20 m de altura, suportando a torre acima e articulando o espaço abaixo. O lado sul do arranha-céu ainda se conecta a um shopping de cinco andares.
O escritório SOM já ganhou uma série de prêmios com a Al Hamra Firdous Tower. Entre eles, estão o Prêmio Americano de Arquitetura e o Prêmio Internacional de arquitetura, pelo Chicago Athenaeum em 2008; melhor projeto nas categorias Global e Edifícios Altos do MIPIM Architectural Review Future Awards, também em 2008; e projeto bronze não construído na Bienal de Arquitetura de Miami, em 2007. A torre também foi considerada "Uma das melhores invenções de 2011" pela Time Magazine.

Divulgação: SOM
Estrutura do lobby


Divulgação: SOM


Divulgação: SOM
Elevações leste, norte, oeste e sul


Divulgação
Fonte de todas as reportagens: PINIweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário