Quem sou eu

Minha foto
Geógrafo pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC,Ilhéus/Itabuna; Urbanista pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus Salvador; Especialista em Metodologia para o Ensino Superior, pela Fundação Visconde de Cayru; pós-graduando em Ecologia e Intervenções Ambientais pelo Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE.

Páginas

sábado, 14 de janeiro de 2012

Infraestrutura - aeroporto da Princesa do Sertão (Feira de Santana)

Confirmada obra para ampliar aeroporto de Feira


O processo de revitalização do aeroporto João Durval Carneiro, em Feira de Santana, avançou mais um passo com a publicação do aviso de licitação das obras que vão adequá-lo para o recebimento de passageiros e de aeronaves de médio porte (até 60 assentos). Após dois anos fechado, o terminal foi reaberto em setembro do ano passado, com capacidade para operar apenas com aviões menores. 

O processo licitatório acontece no próximo dia 23. Será construída seção contra incêndio, composta de prédio sede, pátio de estacionamento das viaturas e via de ligação à pista de voo independente, todos serviços exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) antes de autorizar a realização de embarque/desembarque de passageiros. 


O investimento é orçado em R$ 800 mil, conforme informou o Derba, por meio de sua assessoria. A expectativa do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) – órgão da Secretaria de Infraestrutura do estado que administra o aeroporto feirense – é que a licitação, contando a fase de recursos, demore dois meses. 

Após este prazo, a obra deve durar 180 dias. O departamento estadual também já está desapropriando a área necessária à ampliação da pista.  Nos bastidores, pessoas ligadas ao equipamento afirmam em off que o terminal de feira vai mesmo ser repassado para a iniciativa privada.

Esta licitação deve ser lançada até o final do próximo mês. Caberá à empresa que operar o Aeroporto João Durval Carneiro a reforma do atual terminal de passageiros. Num segundo momento, em 2014, está prevista a ampliação da pista visando o recebimento de aeronaves de grande porte, tanto para passageiros como cargas. 

O alfandegamento do equipamento, tornando-o internacional, ainda está no campo da especulação, disse a fonte à reportagem. O diretor-geral do Derba, Saulo Pontes, esclareceu que para a operação com aviões de grande porte, de 220 assentos, o terminal da Princesa do Sertão terá a pista ampliada de 1,5 mil para 2 mil metros.

Fonte: Tribuna da Bahia
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário