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Três comboios fluviais, com capacidade de transportar 3,5 mil toneladas de carga cada um, trafegam atualmente no Rio São Francisco. Pertencentes à empresa Icofort, que beneficia caroço de algodão no município de Juazeiro, as embarcações operam no único trecho comercialmente navegável, com extensão de 610 quilômetros, entre os municípios baianos de Ibotirama e Juazeiro.
Esse trecho utilizado - do total de 1.371 quilômetros que compõem a hidrovia do São Francisco - sinaliza para a viabilidade econômica da navegação fluvial no rio, como aponta o secretário do Planejamento da Bahia, Zezéu Ribeiro.
Ele destaca ainda a intervenção do Governo do Estado, por meio de um decreto, que deu condições de fazer a dragagem de aproximadamente 50,8 mil metros cúbicos de areia em três passagens críticas que dificultavam a navegação dos comboios. “Esse trabalho garantiu a continuidade da navegação dos comboios, que estava em vias de ser paralisada”, observa Zezéu.
Estiagem
Os bancos de areia que ameaçavam interromper o fluxo de mercadorias regularmente transportadas pela hidrovia se formaram com a estiagem ocorrida entre os meses de agosto e novembro, acentuando o rebaixamento do nível do Rio São Francisco.
O rio é utilizado principalmente para o escoamento da safra de grãos, o que ocorre entre os meses de maio e março do ano seguinte, período durante o qual a navegação não pode ser interrompida, pois provocaria grandes prejuízos para a economia baiana.
A dragagem dos mais de 50 mil metros cúbicos ocorreu entre 22 de setembro e 29 de dezembro do ano passado.
Os trechos beneficiados foram a Ilha do Mendonça, Amarra Couro e a Fazenda Carrapicho.
Fonte: Giro pelo Interior
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