Quem sou eu

Minha foto
Geógrafo pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC,Ilhéus/Itabuna; Urbanista pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus Salvador; Especialista em Metodologia para o Ensino Superior, pela Fundação Visconde de Cayru; pós-graduando em Ecologia e Intervenções Ambientais pelo Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE.

Páginas

sábado, 14 de janeiro de 2012

Tecnologia - cuidado ao se expor nas redes sociais

Rede antissocial



A tecnologia trouxe muitas vantagens, como compartilhar informações com o mundo inteiro, mas também gera muitos transtornos, como a cruel dualidade de aproximar quem está longe e afastar quem está perto. Quem, no mundo contemporâneo, nunca trocou o diálogo físico pelo virtual temendo o contato social com outras pessoas?  

Psicólogos alertam para os riscos desse tipo de relação.  Do ponto de vista jurídico, as trocas de e-mails e publicações na Web podem ser utilizadas como provas em processos judiciais.


As redes sociais produzem efeitos positivos na comunicação, além de auxiliar na interação. Porém, o psicólogo Paulo Cardoso, especialista em terapia analítica comportamental, destaca que a depender da freqüência e do uso da redes, as pessoas podem  desenvolver um isolamento social. 


Segundo Cardoso, quando se substitui o mundo real pelo virtual, se perde a experiência de conviver com o outro, e compartilhar festas, bares e viagens  com grupos sociais. 



“ E perigoso quando se  utiliza o mundo virtual de forma frequente, prolongada e intensa, mas quando se utiliza esse tipo de interação para marcar  saídas e encontros, elas podem  ser bastante positivas para o indivíduo”, explica.
 Outro perigo existente no mundo virtual é a sutilidade da internet, que na maioria das vezes distancia as pessoas uma das outras sem que elas percebam. A assistente social Mariana Santos, de 32 anos, conta que antes se encontrava com a amiga, pelo menos duas vezes por semana, mas que atualmente a comunicação está sendo feita apenas via e-mail.


“Eu sinto falta do contato físico, mas a falta de tempo e as facilidades das redes sociais contribuíram muito para o afastamento de dois anos”, justifica.
Consequências do isolamento

De acordo com Paulo, com o tempo as pessoas que se isolam nesse tipo de inteiração, desenvolvem uma esquiva com o  ambiente social, podendo  usar a rede como escudo protetor e não enfrentar os problemas de frente.  


Ainda segundo o psicólogo, uma das consequências desse isolamento seria a depressão com apresentação de sintomas como;   humor deprimido, perda de interesses por todas as coisas, perda de sono e peso e, por fim, um tipo de depressão mais grave podendo culminar no  suicídio. 
Outro ponto agravante destacado pelo especialista está relacionado ao medo que as pessoas têm de solicitar, por exemplo, um aumento de salário ou mesmo um pedido de desculpas para alguém que tenha magoado. Para fugir do contato físico muitos optam  por  fazê-lo via e-mail, que segundo Cardoso,  isso pode indicar um sinal de insegurança e fuga. “Esse tipo de atitude pode afetar a autoestima. 


“ Ter contato com o outro, enfrentando a conversa de frente é fundamental para adquirir confiança e sobreviver no mundo real”, alerta.
Punições do mundo virtual
Estar conectado é uma maneira de manter-se atualizado e em contato com determinadas áreas e aspectos. Atualmente, tanto empresários como as pessoas de um modo geral estão usando as redes sociais para efetuar transações comerciais e para expressar o que pensam. Porém esse tipo de comunicação pode trazer problemas, quando utilizadas de  forma incorreta.

 De acordo com o advogado Rodrigo Medeiros, atualmente as novas regras do Código Penal já menciona algumas coisas para o mundo virtual, mas ainda não há um regulamento específico para os crimes cometidos pela internet. 


Segundo  o advogado,  atualmente estão sendo aplicadas  as mesmas normas do mundo real e destaca que, se  durante uma conversa ou  bate-papo entre amigos  sejam utilizadas palavras de baixo escalão, a parte envolvida  pode ser processada pelo ato como qualquer outra, só que com um agravante, a prova escrita. 



“ A pessoa que cometeu o crime será qualificada no  Código Penal, como injúria e difamação,  da mesma forma que no mundo real  a retratação com pedido de desculpas tem que ser feita publicamente”, explica.
Provas – De acordo com Rodrigo, todo email trocado pode ser utilizado como prova, a diferença é que no mundo virtual pode existir  mais facilidade com a manipulação de registros, mas mesmo assim tudo pode ser detectado por uma perícia especializada em informática. 

Para garantir a credibilidade das transações, o advogado recomenda, que ao fazer esse tipo de negociação ou acordo, as pessoas busquem com o seu provedor a certificação  digital, que é uma assinatura eletrônica  e um  mecanismo tecnológico que garante que a mensagem enviada é autêntica e não sofreu manipulação. 

Fonte: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário