Quem sou eu

Minha foto
Geógrafo pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC,Ilhéus/Itabuna; Urbanista pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus Salvador; Especialista em Metodologia para o Ensino Superior, pela Fundação Visconde de Cayru; pós-graduando em Ecologia e Intervenções Ambientais pelo Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE.

Páginas

sábado, 14 de janeiro de 2012

Internet - saiba como como evitar vírus

Aprenda a combater vírus na internet



O Facebook lançou recentemente a Timeline (ou Linha do Tempo, em português). Trata-se de um novo perfil que mostra a coleção de fotos, posts, novas amizades, novos aplicativos e qualquer outro tipo de atividade realizada pelo membro da rede social. 

Até agora nenhum mecanismo para retirar a Timeline foi apresentado, o que tem causado descontentamento entre os usuários. Impulsionados pelo desejo de se livrar desse novo perfil, muitos têm acreditado nas falsas promessas de que a remoção é possível. Na verdade, são armadilhas criadas pelos sites para propagar vírus e outros malwares.



No Brasil ou em qualquer outra parte do planeta, criminosos virtuais têm tirado o sono dos internautas. No caso da Timeline, eles são levados a acreditar que é possível removê-la do Facebook por meio de aplicativos ou cadastro de e-mail. Na realidade, este é mais um dentre tantos outros aqueles casos em que o objetivo é surpreender os mais desavisados.
Proteger-se das ameaças virtuais é uma tarefa que todo usuário de computador deve priorizar. Existem várias dicas para criar uma barreira aos vírus, trojans, spywares, adwares, worms, backdoors e qualquer outro tipo de malware. De acordo com o técnico em informática Roberto Prates, para manter a saúde do PC, se faz necessário adquirir três programas básicos: firewall, antivírus e antispyware.   


O firewaal, como ele explica, é a primeira barreira de proteção do PC, pois fecha e deixa invisíveis as portas de entrada do equipamento. A maioria também monitora a saída de dados do micro. “Em linhas gerais, um firewall protege as janelas e as portas contra programas estranhos ou indesejados que tentam entrar ou sair”, diz Prates.
Outra importante barreira de proteção para a máquina são os programas antivírus. “Eles protegem contra vírus e outras ameaças à segurança que possam tentar entrar furtivamente pela porta da frente, impedindo a infecção do equipamento”. Por último, o usuário deve instalar um antispyware, uma barreira de proteção complementar para o caso do antivírus falhar na detecção de spywares e adwares muito específicos.
Existem também as suítes de segurança ou “internet security”. Elas unem todos esses três programas, além de adicionar o antispam e controle de conteúdo em um só programa. “São mais completas por possuírem alguns recursos extras. Formam a barreira mais confiável para o sistema, pois um único produto reúne firewall, antivírus, antispyware, antispam e controle de conteúdo. A única questão é que não são de graça”, salienta o técnico em informática.

Fonte: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário