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Geógrafo pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC,Ilhéus/Itabuna; Urbanista pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus Salvador; Especialista em Metodologia para o Ensino Superior, pela Fundação Visconde de Cayru; pós-graduando em Ecologia e Intervenções Ambientais pelo Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE.

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sábado, 14 de janeiro de 2012

Tecnologia - a popularização dos tablets

Tablets de 9 a 11 polegadas serão populares

Desde o lançamento do iPad, em 2010, os fabricantes apostaram nos mais diversos tamanhos de tablets. A Samsung, por exemplo, já lançou produtos com tela de 5 polegadas (Galaxy Note), 7,7 polegadas, 8,9 polegadas e 10.1 polegadas, movimento seguido por outras grandes fabricantes de hardware.

Contudo, os tablets com telas entre 9 e 11 polegadas devem se consolidar como a escolha mais popular dos consumidores nos próximos anos, de acordo com novo estudo da consultoria Euromonitor, divulgado durante a Consumer Electronics Show (CES) 2012.
 
Segundo Mycola Golovko, analista da Euromonitor, esta categoria de tablets funciona bem para quem quer consumir conteúdo (ler e-books, assistir filmes, navegar na internet).
 
“A produtividade e a conectividade são menos importantes para o usuário deste tipo de tablet, mas a tela precisa ter alta resolução”, disse Golovko. Como este tipo de tablet serve a um largo número de atividades, deve conquistar até 60% do mercado até 2015.
 
Daqui a três anos, o mercado mundial de tablets deve chegar a 164 milhões de tablets, cerca de quatro vezes mais do que o total de unidades vendidas em 2011. Os produtos se tornarão mais populares porque, segundo o estudo, mais jovens adotarão a tecnologia para atender a suas necessidades diárias, como viagens internacionais, que estão se tornando cada vez mais frequentes, principalmente a partir de países emergentes, como Brasil, China e Índia. 

“As famílias estão mais jovens e com menos filhos e as pessoas estão ganhando mais dinheiro nestes países. Tudo isso vai contribuir para o crescimento do mercado”, diz Golovko.
 
A popularidade dos modelos com telas entre 9 e 11 polegadas, no entanto, não significa que tablets de outros tamanhos desaparecerão. Os tablets com tamanho entre 5 e 8 polegadas devem perder cada vez mais mercado, segundo a estimativa da Euromonitor, até se tornarem um produto de nicho, apenas para pessoas que precisam se manter o tempo todo conectadas.

“Eles sofrerão uma forte concorrência dos smartphones, que estão ficando com telas maiores, e das outras categorias de tablets”, afirmou o analista.
 
Híbridos x ultrabooks – Uma outra categoria de tablets, porém, também deve crescer nos próximos anos e concorrerá diretamente com os ultrabooks – nova categoria de notebooks ultrafinos e potentes que fez sucesso durante a CES 2012.
 
Os híbridos de tablet e notebook, isto é, computadores que possuem teclado como do notebook, mas que têm tela sensível ao toque e portabilidade de tablet, devem chegar a representar 40% do mercado de tablets em 2015. “Estes tablets não passarão por uma queda de preço significativa e devem começar a aparecer mais com o lançamento do Windows 8”, prevê Golovko.
 
Os tablets com tamanhos de tela mais populares, por outro lado, devem sofrer uma grande queda de preço entre o final de 2012 e o início de 2013. Quando as vendas atingirem o pico, segundo Golovko, os consumidores acompanharão uma queda de preço dos produtos de até 59%. Segundo o analista, o Kindle Fire, tablet da Amazon, é o principal exemplo de como os tablets se tornarão mais baratos, mas ainda assim eficientes, no futuro. 

Fonte: Tribuna da Bahia

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