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Geógrafo pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC,Ilhéus/Itabuna; Urbanista pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus Salvador; Especialista em Metodologia para o Ensino Superior, pela Fundação Visconde de Cayru; pós-graduando em Ecologia e Intervenções Ambientais pelo Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE.

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quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Mobilidade Urbana - decisão por sistema de trilhos para o transporte de Salvador

Não simpatizo muito com o governo estadual, mas o mesmo foi brilhante ao afirmar que se deve aproveitar o momento e dotar a capital de um sistema de transporte eficiente. Não se deve visar somente a Copa de 2014, e sim o que ficará como legado para a população que sofre há décadas com o caótico meio de transporte feito por ônibus. É uma visão totalmente à frente do governo municipal, que no meu entender pensa pequeno, não sabe aproveitar as oportunidades ou talvez quisesse beneficiar o SETPS, uma praga que infesta o sistema de transporte de Salvador. Quem sairá ganhando com certeza, após esta sábia decisão, é a população que sofre na mãos destes empresários gananciosos que só pensam em ganhar mais e mais dinheiro e incapazes de evoluírem intelectualmente.
Leiam abaixo o PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse), realizado pelo governo estadual e publicado no Diário Oficial, que trata sobre a escolha do modal de transporte para a capital da Bahia.

Wagner e João apresentam PMI 

O Diário Oficial do Estado (DOE) publica em sua edição de 11/08 o resultado do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) realizado pelo governo para escolher os projetos de execução do plano de mobilidade urbana, da Arena Fonte Nova e da ponte que vai ligar Salvador à Ilha de Itaparica.



Até o fechamento desta edição, a Secretaria de Comunicação do governo estadual (Secom) ainda não havia definido local e horário, mas confirmou que o governador Jaques Wagner (PT) e o prefeito João Henrique (PP) concederão coletiva à imprensa hoje para apresentar oficialmente o relatório do PMI.



Após muita expectativa e tensão entre o Executivo estadual e municipal por conta do impasse entre Bus Rapid Transit (BRT) e um modal sobre trilhos para ligar Salvador a Lauro de Freitas, ao longo da Avenida Paralela, Wagner anunciou na última segunda-feira (8) que o consenso entre Estado e Prefeitura definiu que a locomoção será feita por metrô. 



A Prefeitura defendia a implantação do BRT como mais barato e mais viável para ser construído e entregue à população até a Copa do Mundo 2014, da qual Salvador será uma das 12 cidades-sede. 



O Estado, por outro lado, entendeu que há tempo e condições para construção de um sistema de transporte integrado que vai desde o subúrbio ferroviário (com o trem comum que já funciona) ao aeroporto. O governador Jaques Wagner afirmou que a oportunidade da Copa deve ser aproveitada para captar  recursos com o governo federal para construir um modelo de transporte de massa que fique instalado de forma permanente na cidade.



O PMI vai revelar pela primeira vez ao público detalhes sobre a ideia da ponte Salvador-Itaparica, tais como seus estudos de viabilidade e os projetos de execução que foram apresentados. 



O procedimento põe fim também ao impasse que se instalou entre o governo e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre a Arena Fonte Nova. Os projetos executivos para construção do estádio também serão apresentados hoje. Uma reunião na próxima segunda-feira (15) entre Estado e Prefeitura vai definir o cronograma com prazos de licitação, início e conclusão das obras do plano de mobilidade. 



De acordo com o chefe da Casa Civil de Salvador, João Leão, o edital de licitação do sistema integrado deve sair entre 70 e 90 dias. Na segunda (8), o governador afirmou que as obras teriam início ainda neste ano.

BRT terá novas projeções

O BRT proposto pela Prefeitura não será esquecido. No acordo firmado entre Wagner e JH, cujo teor oficial será conhecido hoje, ficou decidido que os ônibus modernos farão a integração do transporte do subúrbio ferroviário ao aeroporto pelas chamadas vias alimentadoras, a exemplo das avenidas Pinto de Aguiar, 24 de Março, Gal Costa e San Martin. Leão adiantou à Tribuna que haverá uma estação de transbordo na Calçada. 



A ideia é integrar o trem do subúrbio ao Acesso Norte (Rótula do Abacaxi), onde o cidadão terá acesso ao metrô, podendo chegar a Lauro de Freitas. Ficou decidido também que o bairro de Cajazeiras será atendido com metrô. Ainda de acordo com Leão, poderá ser construído um “pequeno terminal de parada” do BRT na região do Iguatemi.



Sobre os R$ 570 milhões disponíveis na Caixa Econômica para execução do primeiro projeto apresentado pela Prefeitura, o do BRT ao longo da Paralela, a expectativa é a de que o montante seja aproveitado para tocar o modal com suas novas projeções. Para implantação do BRT nas vias alimentadoras, deverão ser gastos R$ 300 milhões, segundo João Leão. 



O secretário estadual do Planejamento, Zezéu Ribeiro, reiterou as palavras do chefe da Casa Civil , mas não quis dar maiores detalhes sobre o relatório do PMI, do qual ele foi condutor. “Eu botei a bola na marca do pênalti e quem vai chutar é o presidente do clube. O presidente do nosso clube é o governador Jaques Wagner”. 
Fonte: Tribuna da Bahia



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