Quem sou eu

Minha foto
Geógrafo pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC,Ilhéus/Itabuna; Urbanista pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus Salvador; Especialista em Metodologia para o Ensino Superior, pela Fundação Visconde de Cayru; pós-graduando em Ecologia e Intervenções Ambientais pelo Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE.

Páginas

sábado, 20 de agosto de 2011

Nutrição - o poder da linhaça


Você conhece os benefícios da linhaça?

Aprenda como enriquecer a sua dieta com um alimento rico em nutrientes e capaz de prevenir problemas cardiovasculares.


A linhaça (linum usitatissimum) é a maior fonte vegetal conhecida de ácidos graxos ômega 3, que é uma substância funcional, ou seja, traz um benefício direto à saúde de quem a ingere. Várias pesquisas demonstraram que, em nosso organismo, ele atua na prevenção de doenças cardiovasculares, reduzindo o colesterol LDL, conhecido como o mau colesterol. Além desse nutriente, a linhaça é rica em vitaminas do complexo B e E, além de minerais como ferro, zinco, manganês, bem como o potássio e o fósforo como os mais abundantes.

Como ela é constituída em 75% de fibras insolúveis e 25% de solúveis ela auxilia na redução do apetite e estimula o funcionamento do intestino preguiçoso, além de ser uma das principais fontes de lignana, substância responsável por amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.






A ação estrogênica dos fitosteróis (extratos vegetais muito eficazes na redução dos níveis de colesterol no sangue) presente na linhaça tem sido usada como alternativa na reposição hormonal para mulheres na menopausa. Sintomas como distúrbio do sono e ondas de calor são amenizados com o consumo regular de fitoesteróis.

A linhaça poderá ser consumida em produtos prontos ou adicionada ao iogurte, frutas ou saladas, misturada na granola e o ideal é triturá-la. Mas, é importante bater apenas a quantidade que será utilizada no momento, pois com o rompimento do grão incia-se o processo de oxidação (ou degradação) do ômega 3 devido à exposição à luz e ao ar. Com isso, a linhaça começa a perder seus nutrientes ao longo do tempo. Caso ela não seja totalmente consumida, deverá ser armazenada na geladeira em recipiente fechado e opaco para minimizar essas perdas.

Para que a linhaça possa fazer efeito, é necessário o consumo diário. Mesmo não havendo um consenso sobre a dosagem, sugere-se duas colheres de sopa por dia.
Fonte: iSaúdeBahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário