Quem sou eu

Minha foto
Geógrafo pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC,Ilhéus/Itabuna; Urbanista pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus Salvador; Especialista em Metodologia para o Ensino Superior, pela Fundação Visconde de Cayru; pós-graduando em Ecologia e Intervenções Ambientais pelo Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE.

Páginas

sábado, 10 de setembro de 2011

Aprendizado - será que ser síndico é um degrau para ser um bom gestor?

Hoje em dia a moda é ser Trainee, gestor, facilitador... enfim, está apto para as exigências do mercado. Estamos na época de caça aos novos talentos, pessoas dispostas a dar tudo de si e em troca de bons salários conduzir os rumos de grandes empresas. Não bastam apenas os conhecimentos teóricos. É necessário habilidades e competências que visem a satisfação dos acionistas. 

São conselhos, do jornalista Márcio Lopes, que antes de se tornar Trainee, você passe antes pela experiencia de ser síndico do seu condomínio. Parece boa, a ideia. Resta saber se todos terão a paciência requerida para tal empreitada. Mas não custa nada tentar, não é caro leitor. Boa leitura!


Trainee é bom, mas ser síndico é melhor


Nesta época do ano começam os processos seletivos para os programas de Trainees das empresas que atuam no Brasil. E aí estão incluídas as nacionais, multinacionais e mistas, mas com uma característica em comum: querem os melhores estudantes/recém-formados para seus quadros. Outra característica que esses programas têm é que eles apresentam uma metodologia e uma sistemática de acompanhamento e de performance acima da média. Pois, o objetivo não é só preparar seus futuros gestores, mas preparar os melhores gestores. Não só para si, como para o mercado. E podem ter certeza que o processo seletivo é altamente competitivo, tanto externamente quanto internamente.
E o que faz desses programas, na sua intenção final, uma das melhores experiências para um estudante/recém-formado? Eles proporcionam uma experiência multidisciplinar e com supervisão direta das principais lideranças, quiçá acionistas. Mas, como todo processo seletivo, um grande número de pretendentes é desclassificado ou nem mesmo se arrisca a participar destes projetos.
Eu garanto que é uma grande preparação para uma carreira de Gestor, onde o profissional terá que, conforme mencionei anteriormente, desenvolver uma série de conhecimentos, habilidades e acima de tudo mostrar e ter atitude, valorizando o patrimônio de terceiros. Ter acionistas pegando no seu pé, enfim todos os steakholders atuando de forma direta e constante, não são os programas de trainees que o capacitarão, e sim ser o Síndico do seu Condomínio!
É isso aí mesmo que você leu! Seja Síndico do seu Condomínio. Fico impressionado como os estudantes e/ou profissionais que ainda não assumiram posição de Gestor dizem ser por falta de oportunidade no mercado ou que não têm vez dentro da sua Organização. É pura desculpa! Quer uma preparação melhor para sua carreira profissional e empresarial do que ser Síndico? Ela é única!
Você será o CEO do seu Condomínio. Com isso terá que estabelecer uma Governança Corporativa para se reportar aos acionistas, que são os proprietários. Acionistas com desejos e direcionamentos diferentes. Terá que apresentar relatórios gerenciais de desempenho para que eles possam acompanhar. Estará lidando com Conselhos Fiscais, procurando assim a melhor prestação de contas possível. E ainda por cima estará lidando “olho no olho” todos os dias, pois os encontros não ocorrerão somente em Assembleias anuais.
Estará sob sua responsabilidade toda a operação e funcionamento de uma série de equipamentos e estruturas. Desde uma simples portaria a todo um complexo de operações (piscina, sauna, quadras, etc...). Toda a área de RH estará sob a sua responsabilidade, juntamente com uma série de terceiros, prestadores de serviços. Deverá haver marcos regulatórios e contratos suportando essas operações e fornecedores, para que você possa se resguardar legalmente.
Lidará com oscilações de fluxo de caixa, cuidará de investimentos/aplicações, responderá junto ao jurídico por uma série de ações e intervenções. O marketing e o endomarketing para fazer com que todos participem e comprem as suas ideias. Sessões intermináveis de vivências em negociação e política, e por aí vai. Poderia listar aqui várias outras competências, habilidades e atitudes, mas acredito que você já percebeu o espírito da coisa. Enfim, o Condomínio onde você mora é uma senhora oportunidade de aprendizado e desenvolvimento profissional.
Mas, o que vemos são pessoas não participando e não estando presentes. E esse reflexo é o que sentimos nas Organizações. Gestores sem preparo, frouxos, individualistas e não preocupados com o coletivo, somente com a sua parte. Experimente ser Síndico para perceber o quanto sua performance como Gestor irá mudar.
Fonte: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário