Quem sou eu

Minha foto
Geógrafo pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC,Ilhéus/Itabuna; Urbanista pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus Salvador; Especialista em Metodologia para o Ensino Superior, pela Fundação Visconde de Cayru; pós-graduando em Ecologia e Intervenções Ambientais pelo Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE.

Páginas

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Habitação - inovações arquitetônicas


Gustavo Penna projeta edifício com grande varanda para programa social

Programa Árvore da Vida terá edifício aberto e com espaços internos visíveis



O escritório do arquiteto mineiro Gustavo Penna divulgou o projeto para a sede do programa Árvore da Vida - Jardim Teresópolis, que é realizado pela Fiat Automóveis em parceria com organizações não-governamentais (ONGs) para o desenvolvimento da comunidade do bairro Jardim Teresópolis, em Betim (MG).

Divulgação: Gustavo Penna
Grande varanda terá tratamento acústico para realização de eventos



O edifício será construído com a parte da frente aberta como uma grande varanda. Segundo o escritório, essa varanda coberta garante a interação entre as pessoas. Além disso, as escadas e circulações são visíveis da varanda, para dar maior leitura do todo e evitar corredores e espaços estanques. "Um edifício não é o que ocorre dentro de suas salas, mas toda a vida que transita por ele o dia inteiro. O projeto valoriza isso, abrindo essa circulação aos olhos de todos", destaca Penna.
Essa varanda será coberta e fechada lateralmente por uma estrutura de concreto, que se estende até a altura do terceiro pavimento, que será aberto. "Este espaço integra prédio, rua e calçada em uma grande varanda, que se constitui em uma 'ferramenta' para o encontro de pessoas, para a convivência e a convergência delas", comenta Penna. Como o edifício será instalado um terreno em desnível, dois pavimentos se formam abaixo do nível da varanda, totalizando quatro pavimentos além do térreo.
Na parte mais baixa do edifício, a fachada lateral de concreto apresenta cortes em cada um dos pavimentos, criando pequenas janelas para iluminação das salas. Em alguns espaços, o vidro da fachada recebe uma capa com desenhos em forma de galhos de árvore.
"A proposta arquitetônica está alinhada aos preceitos da construção bioeficiente, com ventilação natural, eficiência térmica e reaproveitamento de resíduos industriais", diz Penna. A pedra fundamental da edificação foi lançada no dia 6 de setembro, e a previsão é de que o prédio esteja pronto em 2013.

Divulgação: Gustavo Penna



Divulgação: Gustavo Penna


Divulgação: Gustavo Penna
Fonte: PINIweb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário