Quem sou eu

Minha foto
Geógrafo pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC,Ilhéus/Itabuna; Urbanista pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus Salvador; Especialista em Metodologia para o Ensino Superior, pela Fundação Visconde de Cayru; pós-graduando em Ecologia e Intervenções Ambientais pelo Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE.

Páginas

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Economia - industrialização da banana da terra

Fábrica de banana chips será inaugurada no interior da Bahia


Wenceslau Guimarães, localizado no Território de Identidade do Baixo Sul, maior produtor de banana da terra do Estado, inaugura até fevereiro do próximo ano uma fábrica para processar a banana da terra produzida na região, integrando os agricultores familiares, agregando valor ao produto e gerando emprego e renda. A informação foi divulgada pelo secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, durante a 2ª Expogandu e 1º  Festival do Cacau do Baixo Sul.
O secretário destacou a implantação da fábrica de banana chip em Wenceslau Guimarães como exemplo das ações que estão sendo desenvolvidas pelo governo do Estado para agroindustrializar a Bahia e estimular a diversificação de culturas. “Há pouco mais de um ano, em agosto do ano passado, assinamos protocolo de intenções com a empresa venezuelana Alina do Brasil, que se comprometeu a implantar uma fábrica em Wenceslau Guimarães. Hoje, ficamos felizes ao visitar o local onde a unidade industrial está sendo implantada e ver que mais de 30% das obras estão concluídas, com previsão de inauguração para janeiro ou fevereiro do próximo ano”, disse o secretário, que esteve no local da construção acompanhado pelo Superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Raimundo Sampaio, e pelo empresário Gerardo Rosales, diretor da Alina do Brasil.

Banana Chips

Com mais de 30% das obras concluídas, com energia e água instaladas, a fábrica de banana chips de Wenceslau Guimarães já tem projeto de expansão. “Devemos começar a rodar a indústria no final de dezembro deste ano, mas vamos inaugurar em janeiro ou fevereiro”, disse o empresário Gerardo Rosales, informando ao secretário que “já estamos pensando em ampliar as instalações para um projeto de banana pré-frita, para abastecer o mercado de Nova York”. A fábrica vai começar suas operações processando 6 mil quilos de banana da terra por turno/semana, o que representa 48 mil quilos/mês.
O secretário Eduardo Salles elogiou o profissionalismo do grupo venezuelano, que inclusive contratou um engenheiro de alimentos do município e o enviou para treinamento na fábrica do grupo na Venezuela, e destacou a integração da indústria com os agricultores familiares, que irão fornecer a matéria prima para a fábrica, num sistema de integração. “A implantação desta fábrica representa a sustentabilidade da cadeia da banana da terra em toda essa região”, afirmou. A nova fábrica, implantada numa área de 20 mil metros quadrados, vai gerar inicialmente 60 empregos diretos.
O Território de Identidade do Baixo Sul é o maior produtor de banana da terra na Bahia, com produção anual em torno de 30 mil toneladas, com rendimento médio de 20 toneladas por hectare. O município de Wenceslau Guimarães é o maior produtor regional, com mais de 7.9 mil hectares plantados com banana, segundo dados do IBGE.
Fonte: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário