Quem sou eu

Minha foto
Geógrafo pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC,Ilhéus/Itabuna; Urbanista pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus Salvador; Especialista em Metodologia para o Ensino Superior, pela Fundação Visconde de Cayru; pós-graduando em Ecologia e Intervenções Ambientais pelo Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE.

Páginas

sábado, 10 de setembro de 2011

Trânsito e saúde - o calcanhar de Aquiles de João Henrique

Prefeito comemora avanços e deve mudar trânsito no Iguatemi


Um ano e meio do final de sua gestão o prefeito João Henrique segue disposto a corrigir o que ainda não atinge o grau de expectativa da comunidade, a melhorar o que vai sendo bem avaliado e a buscar soluções para problemas crônicos da cidade. Tanto assim que reuniu seus principais auxiliares no Palácio Thomé de Souza, entre eles secretários municipais e assessores, para um balanço da gestão.
O encontro foi fechado e, segundo um dos presentes, bem proveitoso, resultando, de cara, em intervenções a serem feitas na área do trânsito na região do Iguatemi e seu entorno, alvo de duras críticas da população.
Com uma pesquisa embaixo do braço elaborada pelo Instituto Futura segundo a qual o universo pesquisado avaliou positivamente a Iluminação Pública, a Limpeza urbana e a Educação Municipal, mas também impôs como desafios a necessidade de melhorias as áreas do Trânsito e da Saúde, o prefeito João Henrique tratou de discutir com a equipe metas e soluções.
A pesquisa serviu apenas para dar um norte às discussões, até porque o prefeito insistiu que tão importante quanto qualquer avaliação científica feita, ele segue o que sente nas ruas, a reação do baiano que mora na cidade. Até porque as críticas à Saúde e Trânsito apenas confirmaram o que as pesquisas constatam também em outras capitais.
A análise de alguns dos presentes é de que a gestão municipal vem passando por um processo de recuperação. João Henrique foi reeleito no segundo turno, com 56% dos votos válidos, entretanto alguns institutos de pesquisa, ainda neste mandato, lhe deram uma rejeição de 70 por cento. E, agora, os índices positivos voltam a crescer com o prefeito conseguindo uma aprovação de 43,9 % dos entrevistados (Ótimo, Bom ou Regular).
Segundo dados da pesquisa, 75,1 % dos entrevistados avaliam a iluminação pública como Ótima, Boa ou Regular em Salvador. Também são aprovadas, de acordo com a pesquisa, a coleta de lixo (64,2%), a Educação (52,1%) e a Limpeza Pública (50,4%). Outro fator comemorado pelo prefeito foi a aprovação de sua gestão em bairros populares, como Cajazeiras (60% de ótimo, bom e regular) e Valéria (53,4%). Mas o que não está bom vai ter de melhorar.
O prefeito cobrou de forma firme avanços nos setores que não estão sendo bem avaliados (Trânsito, com 74, 2 %, e Sáude, com 68,7 % de reprovação, por exemplo) e, inclusive, no trânsito, já determinou intervenções naquele que é considerado historicamente o maior gargalo de fluxo de veículos em um determinado espaço concentrado na cidade:a região do Iguatemi e adjacências.
Mudanças previstas - Em frente ao Hiperposto já estão em fase final as melhorias no traçado na saída da Avenida Paulo VI para a Avenida Juracy Magalhães. Outra novidade na região será a construção de uma saída da Magalhães Neto diretamente para a via principal da Avenida Tancredo Neves. Este novo acesso irá diminuir o fluxo de automóveis em marginal da Tancredo Neves.
Ainda na Avenida Paulo VI, uma ligação com a Rua Aristides Fraga Lima irá permitir aos motoristas acessar a Avenida Magalhães Neto com rapidez e a Avenida Tancredo Neves com acesso à Paralela.
Com relação à saúde, dentre outras ações para melhorar o atendimento, já estão em fase de conclusão alguma ações voltadas para a melhoria da segurança da população e dos médicos, como a instalação de câmeras de segurança nos postos de saúde.
Fonte: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário