Quem sou eu

Minha foto
Geógrafo pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC,Ilhéus/Itabuna; Urbanista pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus Salvador; Especialista em Metodologia para o Ensino Superior, pela Fundação Visconde de Cayru; pós-graduando em Ecologia e Intervenções Ambientais pelo Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE.

Páginas

terça-feira, 12 de julho de 2011

Arquitetura - estádio rebaixado


Escritório SADAR+VUGA projeta estádio rebaixado na Eslovênia para não atrapalhar vista para os Alpes

Parque de 187,5 mil m² ainda abriga pavilhão de esportes em formato de concha, obtida com a sobreposição de aberturas com bordas onduladas e irregulares



O rebaixamento parcial de um estádio de futebol foi uma das soluções encontradas pelo escritório de arquitetura SADAR + VUGA para que o Parque de Esportes Stozice, criado para Liubliana, capital da Eslovênia, não bloqueasse a vista para os Alpes ou para o castelo da cidade. A intenção é redefinir o horizonte da cidade e emoldurar a vista dos Alpes, ao Norte, e das torres medievais, ao Sul.

Divulgação


No parque de 187,5 mil m² destacam-se dois prédios monolíticos: um pavilhão de esportes em formato de concha e o estádio. O domo do pavilhão de esportes é o destaque do projeto. Essa estrutura tem uma cobertura que imita a forma de concha, sendo sustentada por grade de aço que também serve como ornamento. 

Divulgação
A forma orgânica é obtida pela sobreposição de aberturas com bordas onduladas e irregulares. Na parte superior do domo, as aberturas fazem o papel de janelas que permitem a entrada de luz e ventilação natural. Na parte inferior, as coberturas configuram os acessos ao prédio, tornando-o permeável. 

Os arquitetos quiseram ressaltar a interdependência entre o estádio e o pavilhão de esportes. Para isso, construíram formas opostas entre si - o primeiro afunda-se e o segundo, eleva-se em formato de domo. Outro aspecto comum às duas construções é o teto revestido com alumínio, que muda de aparência de acordo com a distância e as condições atmosféricas. 

E com o ginásio parcialmente afundado em um platô, é o teto a parte do estádio de futebol vista por quem anda pelo parque. Suas arquibancadas têm capacidade para 16 mil pessoas e descem até o nível do campo, permitindo que os espectadores estejam muito próximos do jogo. O platô tem um declive gradual em sentido leste que revela os acessos do edifício. Essas entradas permitem a vista do prédio de um ângulo que destaca como ele foi concebido dentro de uma depressão. 

Divulgação


O escritório SADAR + VUGA projetou o parque para um concurso internacional promovido em 1997. O complexo de 187,5 mil m² foi inaugurado em 2010, financiado pela prefeitura de Liubliana e Companhia de Desenvolvimento Grep. Além dos dois prédios, o Stozice tem estacionamento e parque recreativo, com um shopping center a ser inaugurado este ano. O parque conectará os espaços verdes do centro às paisagens da margem do rio Sava, no norte da cidade.

Divulgação


Divulgação


Divulgação


Divulgação


Divulgação


Divulgação




Fonte: PINIweb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário