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Geógrafo pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC,Ilhéus/Itabuna; Urbanista pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus Salvador; Especialista em Metodologia para o Ensino Superior, pela Fundação Visconde de Cayru; pós-graduando em Ecologia e Intervenções Ambientais pelo Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE.

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domingo, 17 de julho de 2011

Infraestrutura - reforma do aeroporto internacional de Salvador


Atenção, caros leitores!! Há alguns erros na matéria, como a designação de aeroporto "nacional" de Salvador. Lamentável esta falta de atenção, mas corrija-se: Aeroporto Internacional de Salvador Deputado Luis Eduardo Magalhães (eu prefiro Aeroporto Internacional 2 de julho, o governo estadual e lideranças políticas lutam para que o equipamento retome o seu nome antigo). Uma outra observação: como divulgado nos telejornais locais, a segunda pista do aeroporto não ficará pronta até a copa de 2014, segundo informou o superintendente regional (Salvador, Aracaju e Maceió). O impasse é com relação às dunas que fazem parte do parque do Abaeté, por onde provavelmente passaria a nova pista. Mas, segundo o responsável pelas informações, o aeroporto terá condições de receber até 11 milhões de passageiros até 2014. Só quero ver!


Infraero divulga primeiras imagens do projeto de reforma do aeroporto de Salvador


Intervenções fazem parte do conjunto de ações para a reforma de aeroportos das cidades-sede da Copa



A Infraero apresentou as primeiras imagens do projeto criado pelo Consórcio ATP-TRAÇO, formado pelas Empresas ATP Engenharia e TRAÇO Arquitetura e Planejamento, para a execução das obras de reforma do Aeroporto Nacional de Salvador Luís Eduardo Magalhães. 

Divulgação: Infraero


As intervenções, que fazem parte do conjunto de ações da Infraero para a reforma de aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo em 2014, incluem a ampliação e adequação do terminal de passageiros, a ampliação do pátio de aeronaves e a construção de uma nova torre de controle.

O novo layout foi concebido a partir do edifício-garagem, que deverá ter sua capacidade aumentada de 1,3 mil vagas para 3 mil e ser conectado com a área de embarque por passarelas em estrutura metálica, buscando facilitar o acesso dos usuários.

Divulgação: Infraero


As áreas internas receberão novas instalações como elevadores, escadas rolantes, sanitários e praça de alimentação tanto no pavimento térreo quanto no superior. A área de check-in, que atualmente possui 40 posições e oito pórticos de raios-x, aumentará para 90 posições e 12 esteiras.

As vias de acesso ao embarque e desembarque receberão coberturas transparentes com o intuito de possibilitar o aproveitamento da luz solar e garantir melhor conforto térmico da área de acesso e também ao saguão de entrada do aeroporto. O arquiteto Mario Aloisio Barreto Neto conta que a cobertura em estrutura metálica ainda deve beneficiar a praça de alimentação, que atualmente depende de iluminação artificial durante o dia. 

Divulgação: Infraero


O acesso à sala de embarque e desembarque também vai mudar. Atualmente, o aeroporto conta com quatro estações de acesso à pista de decolagem em uma extensão de 28 m. Com o novo projeto, serão seis estações distribuídas em 120 m. "Essa alteração trará conforto imediato para os usuários, que hoje precisam caminhar todo o entorno do aeroporto para embarcar e desembarcar", comenta o arquiteto.
O pátio de aeronaves, que atualmente tem 27 posições, ganhará dez novas vagas para aviões de médio e grande porte. O projeto executivo está em andamento e deve ser aprovado no próximo dia 20 de julho. As obras estão orçadas em R$ 45,1 milhões.
Mesmo com a indefinição do governo para a execução do metrô, a concessionária aguarda também interligar o transporte com o terminal de modo a otimizar o acesso dos passageiros.


Fonte: PINIweb.

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