Quem sou eu

Minha foto
Geógrafo pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC,Ilhéus/Itabuna; Urbanista pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus Salvador; Especialista em Metodologia para o Ensino Superior, pela Fundação Visconde de Cayru; pós-graduando em Ecologia e Intervenções Ambientais pelo Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE.

Páginas

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Arte - "as gordinhas de Ondina"

Prefeitura entrega monumento ‘As Meninas do Brasil’ totalmente revitalizado


A Prefeitura de Salvador entregou nesta quinta-feira (7), às 18 h, o monumento ‘As Meninas do Brasil', totalmente revitalizado.  A obra de arte, localizada na Praça de Ondina, presenteada à Salvador em 2004, pela escultora baiana Eliana Kertész, passou por três meses de revitalização  pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), órgão vinculado à Secretaria de Transportes e Infraestrutura (Setin).

A ação contou com a participação do restaurador Ramón Marçal, indicado pela artista plástica, que garantiu o olhar artístico e o cuidado sobre a obra, para que fosse preservada a sua originalidade - respeitando, assim,  o seu teor artístico e cultural de valor imensurável.  As Gordinhas de Ondina, como são chamadas as esculturas, são três mulheres, medindo três metros de altura cada uma, e homenageiam as três raças que originaram o Brasil. Damiana, representando a África; Mariana, a Europa  e Catarina, simbolizando a raça indígena. Numa atitude lúdica e pontuando a história, a artista coloca as suas esculturas olhando em direção aos continentes que representam.

Fonte; Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário