Quem sou eu

Minha foto
Geógrafo pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC,Ilhéus/Itabuna; Urbanista pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus Salvador; Especialista em Metodologia para o Ensino Superior, pela Fundação Visconde de Cayru; pós-graduando em Ecologia e Intervenções Ambientais pelo Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE.

Páginas

sábado, 23 de julho de 2011

Transportes - uma nova alternativa de mobilidade para Salvador

Prefeito anuncia nova alternativa de transporte


O prefeito João Henrique (PP) anunciou ontem mais um projeto para garantir o bom desempenho do transporte de massa da capital baiana na Copa do Mundo 2014, o Aeromóvel. O chefe da Casa Civil de Salvador, João Leão, em conversa com a Tribuna, detalhou o projeto e deu a expectativa de que até o final do ano que vem já esteja em funcionamento a primeira etapa, cujo percurso será Calçada-Comércio, com três quilômetros de extensão.
Para tanto, num prazo máximo de 60 dias, o anteprojeto será entregue ao Ministério das Cidades, que será responsável pelos subsídios da obra, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana. De acordo com o secretário, cada quilômetro de Aeromóvel custará R$ 30 milhões.
O secretário se reuniu ontem com o presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Francisco Carlos Caballero Colombo, e com o titular da Secretaria Municipal de Transporte e Infraestrutura (Setin), José Mattos, para discutir os projetos do plano de mobilidade urbana da cidade. Leão afirmou que ontem mesmo técnicos da CBTU e da Transurb, autarquia do Ministério das Cidades, já começaram a elaboração do projeto com uma avaliação visual do percurso.
O objetivo do Aeromóvel, segundo Leão, é completar a ligação do subúrbio ferroviário ao centro da cidade. Ele fez questão de ressaltar ainda que está mantido o projeto de transformação do trem que corta os bairros suburbanos em Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que foi antecipado por este diário.
Leão destacou a “rapidez” e o “baixo custo” de implantação e manutenção do transporte e explicou que o veículo não possui motor e não polui o ambiente, pois, conforme explicou, o Aeromóvel trafega em trilhos sobre um túnel de deslocamento de ar comprimido. “Tem um motor dentro do túnel que comprime o ar e joga pelas frestas dos trilhos fazendo o veículo andar. É muito rápido e confortável o transporte”, garante o chefe da Casa Civil.
Inspirado no modelo de Porto Alegre-RS, o Aeromóvel de Salvador terá capacidade para transportar até 150 passageiros de uma só vez e funcionará no sistema bate e volta com dois vagões, em direções opostas.
Os viadutos de trânsito do veículo deverão ter sete metros de altura. O trajeto da primeira etapa será das imediações da estação de trem da Calçada ao Terminal da França, no Comércio. O chefe da Casa Civil ressaltou também que todo o sistema de transporte permanece com o modelo de passagem integrada.
Fonte: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário