Quem sou eu

Minha foto
Geógrafo pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC,Ilhéus/Itabuna; Urbanista pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus Salvador; Especialista em Metodologia para o Ensino Superior, pela Fundação Visconde de Cayru; pós-graduando em Ecologia e Intervenções Ambientais pelo Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE.

Páginas

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Transportes e infraestrutura - Ferrovia Oeste-Leste: estava demorando!

Ibama suspende obras da Fio na Bahia


As obras de construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, que ligará Ilhéus, na Bahia, a Figueirópolis, no Estado do Tocantins, estão suspensas. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) suspendeu a licença ambiental referente a quatro lotes da ferrovia, que compreendem o trecho que vai de Ilhéus a Caetité, passando por Jequié, Brumado e Tanhaçu.  


Técnicos do Ibama vistoriaram as obras na semana passada e encontraram diversas irregularidades. Eles constataram que as empresas contratadas pela Valec – a estatal ligada ao Ministério dos Transportes que cuida da área de ferrovias – não estão cumprindo os programas ambientais e outras exigências estabelecidas para a concessão da licença.
A assessoria de comunicação do Ibama, em Brasília, informou que ainda esta semana será realizada uma análise mais detalhada do relatório técnico para estabelecer novos prazos de cumprimento das exigências ambientais. A aplicação de multas, no entanto, não foi descartada.
A decisão do Ibama ocorre exatamente no momento em que a Valec, responsável pela construção da ferrovia, é um dos alvos de uma série de denúncias de superfaturamento, cobrança de propinas e outras irregularidades em toda a área de influência do Ministério dos Transportes, controlada pelo PR. 
Por conta das denúncias de corrupção, o ministro Alfredo Nascimento pediu demissão e vários integrantes da cúpula da Pasta e dos órgãos a ela ligados foram afastados – entre eles o diretor da Valec, José Francisco das Neves, o Juquinha. Também por conta das denúncias, foram suspensas todas as licitações e aditivos contratuais em curso na Valec e também no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). órgãos alvos das denúncias de corrupção. 
Em Brumado, estão suspensas as obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), como também nos lotes de 1 a 4. A informação foi confirmada, ao Brumado Notícias, pelo superintendente regional da Valec, Natalino do Bem. 
Segundo o superintendente, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) suspendeu algumas condicionantes, após vistoria realizada nos lotes citados. “Realmente as obras estão suspensas dos lotes 1 ao 4, onde atende os municípios de Ilhéus, Jequié, Brumado, Tanhaçu e Caetité.  
Fonte: Tribuna da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário